A empresa Ripple, responsável pelo desenvolvimento da XRP, pretende realizar IPO assim que o processo jurídico com a SEC for resolvido e esperam que isso aconteça ainda em 2022.

CEO da Ripple quer IPO para este ano

Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, disse à CNBC que a empresa pretende realizar um Initial Public Offering (IPO), que no Brasil é chamado de Oferta Pública Inicial e consiste na emissão de ações públicas, com listagem em bolsa de valores.

A intenção, no entanto, depende do resultado do processo jurídico pelo qual a Ripple vem lutando há 15 meses, contra o órgão regulador norte-americano, semelhante à nossa CVM, que é responsável pelo mercado de “Securities” (títulos) – a SEC (Securities and Exchange Commission).

O órgão regulador acusou a empresa de ter emitido títulos financeiros de forma ilegal, através da criação e Oferta Inicial de Moeda (ICO – Initial Coin Offering) – processo inicial de venda de ativo financeiro que se assemelha ao lançamento de “securities” e se agrava ao ter sido conduzido por uma empresa com fins lucrativos, como é o caso da Ripple, em sistema centralizado e permissionado.

O julgamento final caberá às autoridades jurídicas dos EUA e a expectativa é que a história receba um fim ainda este ano. Se acontecer de forma positiva, a companhia então oficialmente lançará “securities” na forma de ações (stocks), mas dessa vez de forma legal e autorizada pela SEC.

Garlinghouse disse que o negócio da Ripple continua a crescer e que no primeiro trimestre do ano, o volume de seu produto de pagamentos internacionais que usa XRP – conhecido como Liquidez sob Demanda – totalizou US $8 bilhões contra US $1 bilhão no mesmo período do ano passado, marcando crescimento de 700%, frente à desvalorização de cerca de 60% da XRP no mesmo período, segundo o Coingolive.

“Nosso crescimento é quase todo fora dos Estados Unidos. Acho que isso provavelmente persistirá até que tenhamos a clareza e a certeza nos EUA que buscamos”.

– disse Garlinghouse

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br