Trimestralmente a Ripple Labs solta um relatório sobre o mercado da moeda digital XRP, os principais acontecimentos, avanços e dessa vez ela trouxe informações que desmentem alegações ligadas à XRP.

Principais destaques do Q3 da XRP

Primeiramente, a Ripple destacou que as vendas de XRP – que estava concentrada nas mãos da Ripple – foram menores no Q3 se compararmos ao Q2.

Em comparação, no período de abril, maio e junho (Q2), foram vendidas 251,51 milhões de dólares em XRP; Já no Q3, esse número caiu para 66,24 milhões.

A Ripple Labs focou a venda de ativos no OTC, tentando dessa forma diminuir o impacto no mercado spot.

Ripple sumário de vendas
Sumário de Vendas Q2 e Q3 | Fonte: Ripple.com

Volume e volatilidade

Outro dado importante publicado é o volume e o preço, que não estão andando muito bem – caindo desde janeiro.

Volume e volatilidade Ripple

Em contraste, a volatilidade tem sido a menor entre os principais criptoativos – o Bitcoin ficou com uma volatilidade média de 3,9, o ETH foi de 4,3% e o XRP ficou com 3,6%

Volatilidade retorno

Fakenews e FUD

Além disso, o relatório desmentiu diversas desinformações espalhadas por bots e atores mal intencionados, dentre elas:

  • Dumping – Nos últimos meses diversas contas falsas disseram que movimentações de XRP entre a conta escrow da Ripple e o Tesouro, foram injeções de moeda no mercado – o que é mentira, segundo o relatório;
  • Manipulação de preço – A Ripple nega que o preço seja ditado por ela, pois o XRP é negociado em mais de 140 exchanges e dezenas de OTCs.
  • Não é open-source: A XRP é um projeto open-source, livre e a Ripple como uma stakeholder tem interesse em que ele seja bem-sucedido.

Aquisições e avanços

Finalmente, a Ripple trata das muitas compras e avanços nesse Q3:

Apesar da queda no preço, vemos a equipe da Ripple investindo fortemente na construção de um ecossistema saudável e cada vez mais descentralizado para a XRP.