Cointimes

Running Bitcoin: esposa de Hal Finney anuncia maratona beneficente

Hal Finney e Fran Finney

A conta no Twitter de Hal Finney, pioneiro do Bitcoin, voltou à ativa. A esposa de Hal, Fran Finney, a utilizou para divulgar um evento beneficente para combater a doença que levou à falência de seu marido.

Quem foi Hal Finney

Hal Finney foi um criptógrafo e programador que auxiliou Satoshi Nakamoto com o desenvolvimento do Bitcoin logo no início. De fato, ele foi a primeira pessoa a receber uma transação de bitcoin e o primeiro a tuitar sobre rodar o software em casa:

Infelizmente, Hal foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) em 2009, a mesma condição que atingiu o famoso físico Stephen Hawking. Ele lutou contra a doença até a sua morte em 2014.

Hal e Fran
Hal e Fran

Por conta de alguns fatos curiosos, como o desaparecimento de Satoshi na mesma época em que Hal Finney começou a piorar da ELA e a distância entre sua residência e a de Dorian Nakamoto, alguns teorizam de que Finney seja a pessoa por trás do pseudônimo criador do Bitcoin.

O retorno da conta de Hal

Quando o novo CEO do Twitter, Elon Musk, anunciou que contas inativas por muito tempo seriam deletadas, muitos citaram a conta de Hal como um exemplo de que alguns perfis possuem um certo valor histórico.

Para impedir que a exclusão de sua conta se tornasse realidade em algum momento, Fran Finney reativou a conta de Hal, e passou a seguir alguns outros entusiastas de bitcoin. O desenvolvedor Jameson Lopp foi um deles, e alertou publicamente que alguém teria tomado controle sobre a conta de Hal: “Considere que não sabemos as intenções do novo dono [da conta]; ela pode estar comprometida.”

Felizmente, Fran confirmou que não se tratava de uma invasão hacker da conta, mas de uma iniciativa dela para manter a conta no ar. No entanto, cerca de 10 dias depois, ela encontrou outro uso ainda mais nobre para o perfil @halfin.

“O evento se chama ‘Running Bitcoin’ e é uma meia maratona que vai acontecer entre os dias 1 e 10 de janeiro. O objetivo é incentivar o maior número de pessoas possível para correr ou andar a distância de meia maratona para levantar fundos para pesquisa de ELA através de doações em bitcoin.

[…] Nós estamos determinados a encontrar a cura para essa condição devastadora e qualquer ajuda que você possa prover fará uma grande diferença.”

Hal e Fran
Hal e Fran Finney

O site oficial do evento é runningbitcoin.us e a conta no Twitter é RunningBTC21k. Fran finaliza sua série de tweets com um agradecimento à comunidade: “Obrigada a todos pelo seu tempo e por ajudar-nos nessa importante causa. Juntos, podemos fazer a diferença na luta contra ELA e honrar a memória do meu marido, Hal Finney.”

Até o momento da escrita desta matéria, as publicações alcançaram 786 mil visualizações.

Veja também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading