Mais um caso envolvendo a história da criação do bitcoin e o autoproclamado ‘Satoshi Nakamoto‘, o Dr. Craig Wright. A história é longa, confusa, mas pode levar a algumas descobertas importantes.

No estado da Flórida – EUA, há um processo em andamento contra Craig Wright, o autoproclamado Satoshi Nakamoto, por bilhões de dólares. Wright está sendo processado pela família Kleiman em nome do falecido Dave Kleiman por supostamente apropriar-se de bilhões de dólares em bitcoin através de uma parceria que teria desenrolado na criação do Bitcoin.

Calma, vou contar essa história…

Dave Kleiman, uma história triste

Primeiro, quem era esse tal de Dave Kleiman?

Dave era um expert na área de computação forense. foi o criador de vários sistemas criptográficos usados no Departamento de Segurança dos Estados Unidos, NASA e Microsoft.

É conhecido que Dave era um assíduo contribuidor para a lista de e-mail que Satoshi Nakamoto lançou o paper do Bitcoin.

Após um acidente de moto em 1995 que o deixou parcialmente paralisado, Dave virou um recluso pesquisador. Segundo reportagem do Gizmodo, ele foi encontrado morto em meio a sangue, fezes e já em estado de decomposição.

É sabido que ele também morreu na miséria, sem dinheiro e cheio de dividas.

O processo

O processo pela fortuna de mais de 5 bilhões de dólares em bitcoin começou no ano passado e ainda está em fases iniciais.

Craig afirma que é o principal criador do Bitcoin. As audiências de descobertas, usadas para elucidar os fatos antes de um julgamento, mostram alguns fatos fascinantes da relação entre Craig e Dave.

A posição de Wright é que ele criou o Bitcoin e Kleiman apenas ajudou na construção. O valor cobrado referente a 1 milhão de bitcoins, que o suposto Satoshi teria minerado, seria apenas de Wright.

Apesar disso, e-mails revelados anteriormente mostram que Dave e Craig estavam em conjunto envolvidos em um projeto. Além da construção do bitcoin, é dito que ambos participavam da empresa W&K.

A W&K foi criada em 2011 e era usada para mineração de bitcoins. Segundo a família de Dave, Craig também participava da empresa e que parte dos bitcoins estaria com o suposto Satoshi.

Na audiência foi pedido que ambos entregassem os emails trocados e também alguns dispositivos e documentos, que vão de computadores, telefones, hard drives e chats encriptados.

Todos esses dispositivos e dados serão analisados em uma fase futura da investigação.

Satoshi é Craig?

A maior parte da comunidade de criptomoedas não acredita que Satoshi seja Craig, pois ele não deu prova criptográfica suficiente para mostrar que realmente é quem diz ser.

Além do mais, Craig teria mentido sobre um suposto documento criado antes do Bitcoin e que ele teria enviado para autoridades australianas. Deixamos essa história no post abaixo:

https://cointimes.com.br/wikileaks-desmascara-falso-criador-do-bitcoin/

David é Satoshi?

Não podemos dizer o mesmo de David Kleiman, ele era um reconhecido pesquisador na área de criptografia e alguns documentos mostram que ele pensava em um sistema ” inalterável, com sistema de log encriptado”. Algo semelhante ao blockchain.

https://cointimes.com.br/o-que-e-blockchain-como-funciona/

Mas parece que essa história será completamente resolvida nos próximos capítulos do julgamento, muitos acreditam que esse caso irá desvendar o mistério por trás de Satoshi Nakamoto. Outros, como eu, acham que Satoshi é outra pessoa.