Coingoback

Em tweet, o também CEO do Twitter afirmou que pretende lançar uma plataforma que permite a desenvolvedores criarem projetos financeiros descentralizados open-source, utilizando Bitcoin.

Segundo ele, a Square, plataforma de pagamentos, está criando um novo negócio, chamado TBD, focado na construção de uma plataforma de desenvolvedores aberta, com a missão de facilitar o desenvolvimento de serviços financeiros descentralizados e que não precisam nem de custódia nem de permissões ou grandes burocracias.

Em respostas, vários tweets afirmaram que essa ideia parece querer imitar o Ethereum, que já existe e já cumpre função semelhante, porém com altas taxas envolvidas.

O problema, por enquanto, é que o BTC ainda não tem capacidade de contrato inteligente, o que torna difícil competir com o DeFi no Ethereum.

Em novembro, o Bitcoin receberá sua primeira grande atualização em vários anos, chamada “Taproot”, que tornará mais fácil a criação de contratos inteligentes na rede. Taproot é um soft fork do Bitcoin que promete transações mais seguras, privadas e leves, tornando a rede mais escalável e ajudando a reduzir as taxas de transação.

Isso dará um impulso muito necessário ao DeFi baseado em Bitcoin, que é o que Dorsey parece querer antecipar.

As receitas da Square mais do que dobraram em 2020, boa parte devido a um aumento nas transações relacionadas ao Bitcoin feitas em sua plataforma de pagamentos móveis peer-to-peer “Cash App”.

Hoje, as finanças descentralizadas ainda são primariamente dominadas pelo Ethereum. Nos gráficos de TVL (“Valor total bloqueado”, ou “valor total bloqueado“), nota-se plataforma baseada em Ethereum com grande dominância.

Só em wrapped BTC, uma versão token do Bitcoin na plataforma Ethereum, existem cerca de US$ 6,3 bilhões, valor que já é quase o dobro do início do ano, dada a maior demanda por DeFi.

Leia mais:


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!