A Suíça aprovou o IPO da OverFuture SA no blockchain da Ethereum. Esse é um marco para o mercado financeiro, nesse post você vai entender o porquê.

A partir de agora as companhias suíças poderão controlar suas ações ordinárias (com direito a voto) no blockchain, sem intermediários como bancos, corretoras ou instituição pública.

Até o momento as ofertas iniciais públicas de ações (IPOs) só poderiam ser ofertadas com o aval de uma ou mais instituições financeiras.

“Isso pode ser uma grande revolução para o setor financeiro, porque o blockchain permite iniciar uma oferta pública inicial e organizar transações de mercado secundário sem o envolvimento de muitos players tradicionais como: bancos, intermediários financeiros, corretores, corretores, sistemas de depósito central, cartórios, etc.

Além disso, também as funções de compensação e liquidação podem ser descentralizadas usando um contrato inteligente.”, disse a empresa Andriotto Financial Services.

A integração com stablecoins e smart contracts pode facilitar a liquidação e automação de ações, diminuindo tanto custos para os traders quanto para as próprias emissoras de tokens.

Enquanto essa atitude corta intermediários tradicionais, do outro lado abre oportunidades para empresas de smart contracts. A OverFuture irá utilizar a tecnologia de uma empresa da região de Zug para criar um contrato de IPo seguro.

A revolução de ofertas públicas de tokens em blockchain teve seu pico em 2017/2018, quando bilhões de dólares foram investidos em novas startups.

Contudo, de lá para cá o mercado esfriou, muito por conta do excesso de regulamentações. Com esse passo, talvez outros países olhem para as vantagens da tecnologia com outros olhos.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br