A Suíça aprovou o IPO da OverFuture SA no blockchain da Ethereum. Esse é um marco para o mercado financeiro, nesse post você vai entender o porquê.
A partir de agora as companhias suíças poderão controlar suas ações ordinárias (com direito a voto) no blockchain, sem intermediários como bancos, corretoras ou instituição pública.
Até o momento as ofertas iniciais públicas de ações (IPOs) só poderiam ser ofertadas com o aval de uma ou mais instituições financeiras.
“Isso pode ser uma grande revolução para o setor financeiro, porque o blockchain permite iniciar uma oferta pública inicial e organizar transações de mercado secundário sem o envolvimento de muitos players tradicionais como: bancos, intermediários financeiros, corretores, corretores, sistemas de depósito central, cartórios, etc.
Além disso, também as funções de compensação e liquidação podem ser descentralizadas usando um contrato inteligente.”, disse a empresa Andriotto Financial Services.
A integração com stablecoins e smart contracts pode facilitar a liquidação e automação de ações, diminuindo tanto custos para os traders quanto para as próprias emissoras de tokens.
Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!
Enquanto essa atitude corta intermediários tradicionais, do outro lado abre oportunidades para empresas de smart contracts. A OverFuture irá utilizar a tecnologia de uma empresa da região de Zug para criar um contrato de IPo seguro.
A revolução de ofertas públicas de tokens em blockchain teve seu pico em 2017/2018, quando bilhões de dólares foram investidos em novas startups.
Contudo, de lá para cá o mercado esfriou, muito por conta do excesso de regulamentações. Com esse passo, talvez outros países olhem para as vantagens da tecnologia com outros olhos.