Passfolio

No último relatório de resultados, a Tesla revelou que converteu aproximadamente 75% de seu Bitcoin em moeda fiduciária no final do segundo trimestre, uma vez que a receita operacional da empresa sofreu um impacto negativo com a queda do preço do ativo. 

De acordo com o relatório, a conversão do Bitcoin em dólar rendeu US $936 milhões ao balanço patrimonial da empresa. Veja abaixo a movimentação histórica do BTC e a queda do último trimestre.

Preço do BTC/USD
Gráfico de preço do Bitcoin. Fonte: Will Clemente

A última vela do gráfico acima representa o trimestre que acabou em 30 de junho, que foi o pior para o Bitcoin em mais de 10 anos. O preço da criptomoeda sofreu uma queda de 56,27%, de cerca de US $45.000 para cerca de US $19.000.

Segundo o perfil db (@tier10k no Twitter), o preço médio de venda dos bitcoins da Tesla devem estar por volta de US $29.000, enquanto a empresa investiu US $1,5 bilhão em BTC pelo preço médio de US $30.000 a US $31.000, aproximadamente.

Vale notar que, em março deste ano, Elon Musk afirmou que não iria vender o que tinha de criptomoedas (admitiu possuir bitcoin, ether e dogecoin). Em uma discussão com Michael Saylor no Twitter sobre ativos que melhor serviriam como proteções contra inflação, Musk defendeu o investimento em imóveis e ações de boas empresas, mas disse que ainda manteria suas criptos.

Mas isso era sobre sua carteira de investimentos em pessoa física, quanto a Tesla, o cenário é outro. Essa não é sequer a primeira vez que a fabricante de automóveis elétricos vende parte de seus bitcoins.

Em abril de 2021, a Tesla anunciou que havia vendido US $272 milhões em BTC. Na época, a posição em bitcoin da empresa estava no lucro de cerca de 70%, e Elon Musk explicou no Twitter que a venda da Tesla serviu para “provar a liquidez do Bitcoin como uma alternativa de manter dinheiro [dólares] no balanço patrimonial.“

Quanto a Tesla perdeu com Bitcoin?

A Tesla gastou US $1,5 bilhão em bitcoin, mas converteu de volta para dólares em pelo menos duas ocasiões diferentes o equivalente a US $1,208 bilhão. De acordo com o relatório recente, a Tesla ainda detém US $218 milhões em “ativos digitais”, que possivelmente se referem apenas ao BTC no caixa da empresa.

Isso significa que, no total, a Tesla está com um prejuízo de US $74 milhões no final das contas. Bem menos do que o banco de investimentos Barclays esperava de prejuízo para a Telsa (US $460 milhões).

*Colaborou na escrita da matéria Ana Bondance.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br