O mercado de criptomoedas tem criado muitos milionários, seu crescimento e volatilidade são um dos fatores essenciais para que isso ocorra. Mas nenhuma multiplicação foi tão grande quanto a do Tether nesse sábado, muitos dizem que tudo foi culpa de um estagiário.

Para quem não conhece, o Tether é uma das muitas stablecoins do mercado, um ativo supostamente lastreado em dólar. Mas por que supostamente? Bom, pois ninguém sabe se os dólares estão lá ou não. Não existe auditoria.

Como a operação de criação do Tether USD é centralizada e feita manualmente pela equipe da empresa, eles estão sujeitos a diversos tipos de erros. E com quase 4 bilhões de Tethers no mercado, uma hora um erro seria feito.

O milagre da multiplicação dos “dólares”

via GIPHY

E o erro foi grande, uma multiplicação que todo investidor gostaria de ter o poder de fazer e que possivelmente um estagiário teve esse poder e não vacilou.

Devido a um “erro” humano a equipe do Tether criou acidentalmente 5 bilhões de dólares. A operação deu errado quando um operador da Omni Layer foi transferir 50 milhões para o blockchain da Tron.

Os 50 milhões movimentados foram à pedido da exchange Poloniex que se pronunciou sobre o caso:

Isso ocorreu enquanto a Poloniex estava fazendo um chain swap com a ajuda do Tether. Um valor incorreto de USD Tether foi acidentalmente criado, e então o problema foi resolvido para o valor pretendido

Logo depois de criados às 6 pm ET no sábado, 500 milhões de Tethers foram queimados e outros 4,5 bilhões destruídos para corrigir o erro.

E assim em poucas horas os Tethers foram multiplicados, dinheiro não nasce em árvore, mas sim das mãos de operadores distraídos.

Escute essa e outras notícias do dia no Podcash:

Fonte: CCN