Cointimes

The Merge agendado: o que acontecerá com o preço do Ethereum?

Ethereum 2.0

Com o anúncio definitivo da sua data de lançamento, a tão aguardada atualização da rede do ETH deve ter consequências importantes para o ecossistema do protocolo e para todo o criptomercado.

Finalmente aconteceu: o The Merge, atualização da rede do Ethereum que marca o primeiro de cinco grandes fases de reestruturação do protocolo, foi agendado entre os dias 15 e 16 de setembro.

O mercado de criptomoedas está há meses aguardando essa data e reagindo de acordo com a sua proximidade. Durante o mês passado, vimos sucessivas altas do ETH, que hoje chegou a bater US $1.900 após mudanças inflacionárias nos EUA.

Mas então, o que podemos esperar para o valor do ether e para o mercado?

Novo ETH e halving triplo

Com a fusão bem-sucedida da rede principal do Ethereum com a Goerli, última e maior testnet do protocolo, que aconteceu ontem (10), foi possível determinar com segurança a data para começar a transição para o Ethereum 2.0. Na etapa de Merge, a principal característica é a mudança do mecanismo de consenso, que atualmente é o Proof of Work (PoW), para Proof of Stake (PoS) o que promete trazer um consumo de energia mais eficiente e maior escalabilidade, além de transações mais seguras, rápidas e baratas.

Essa mudança está causando discordâncias na comunidade do Ethereum, com vários mineradores do criptoativo querendo criar um novo token, conhecido até então como ETHPOW ou ETHW.

A ideia de realizar um mais um hard fork do Ethereum sob o modelo de Proof of Work — ou pelo menos não abandoná-lo totalmente em favor do Proof of Stake — tem apoio de importantes investidores da indústria, como Chandler Guo e Justin Sun, e chegou até a ser listado em algumas exchanges.

Já o próprio Vitalik Buterin, um dos co-criadores do token, já manifestou sua opinião a respeito do ETHPOW, afirmando que dificilmente ele receberá larga adoção a longo prazo.

Outra possível consequência para o Ethereum é o halving triplo, fenômeno econômico que está sendo previsto por vários especialistas do mercado. A diminuição na emissão de ETH causaria um efeito deflacionário que valorizaria muito não só o token principal da rede, mas também os demais protocolos que estão dentro dela e fazem uso da moeda.

Portanto, podemos reforçar com segurança a precificação do Ethereum que está sendo feita pelo mercado. As últimas semanas provaram que o ETH atualmente representa um investimento com excelente retorno não só monetário, mas também para a tecnologia do protocolo e seus usuários, e para os demais projetos incluídos no ecossistema da rede.

Para continuar se informando sobre o Ethereum e ficar por dentro do que vai acontecer nesses próximos passos do projeto, vem para o Discord da Foxbit, com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos acontecimentos do mercado!

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading