A Audius, um protocolo descentralizado de compartilhamento e streaming de música baseado em blockchain (Ethereum e Solana), até poucos dias atrás se encontrava completamente ofuscada por gigantes tradicionais do streaming de música, como Spotify e Apple Music.

Desde 2018, a Audius tem progredido em seus projetos, e conseguiu surfar parte das altas recentes nos preços de criptomoedas, principalmente em 2021.

De menos de 1 milhão de usuários mensais ativos em janeiro, deu um salto para 5 milhões atualmente.

Nesse período, começou a aparecer de maneira mais frequente entre a comunidade da música, mas, de ontem para hoje, apareceu mais fortemente nas mídias.

Parceria Audius e TikTok

Ontem (16), executivos da empresa revelaram uma parceria inédita entre a Audius e o TikTok, que permitirá que os artistas carreguem suas músicas de forma rápida e direta como “TikTok Sounds”.

Qualquer artista poderá utilizar uma música que já possui no Audius e exportá-la para o TikTok com um clique.

Embora já existam maneiras de obter música no TikTok sem a ajuda de uma plataforma de streaming, o processo ainda não é bem estruturado:

“Uma maneira comum de artistas independentes criarem seus conteúdos é segurando seus telefones em frente a um laptop enquanto reproduzem suas músicas, e eles o adicionam como música de fundo”, afirmou Forrest Browning, co-fundador e diretor de produtos da Audius. 

Audius

O protocolo da Audius facilita as transações diretas entre ouvintes e criadores, democratizando a distribuição, monetização e a transmissão de qualquer conteúdo de áudio.

Dentre os destaques mais técnicos deste protocolo, estão:

  • “Nós” para hospedar conteúdo e permitir acesso ao conteúdo de utilizando diretamente nome dos artistas;
  • “Nós” que fornecem uma interface facilmente consultável para recuperar metadados;
  • Um livro-razão (algo semelhante ao que o Bitcoin utiliza, só que nesse caso contendo informações sobre conteúdo) como uma fonte única de dados.

Token:

O token nativo (“AUDIO”) permite:

  • Participar da votação de governança de protocolo;
  • Que os usuários recebam uma parte das taxas de rede;
  • Desbloquear recursos para o usuário, como tokens e emblemas de artistas.

O protocolo da Solana (SOL), cuja blockchain também está envolvida na plataforma do Audios, é projetado para facilitar a criação de aplicativos descentralizados (DApps).

O token SOL, por uma série de outros motivos (como o hype em torno dos NFTs, sendo que muitos são negociados em SOL), chegou a subir mais de 63% nos últimos 7 dias.

Vale salientar que ambos os tokens mencionados acima (AUDIO e SOL) ainda precisam avançar em vários projetos e entregas, antes de serem considerados investimentos seguros. 

E, claro, uma alta recente como houve com eles, não garante novas altas.

Cointimes no TikTok

Falando em TikTok, o Cointimes lançou hoje seu novo perfil por lá! Para ficar por dentro de conteúdos cripto de forma rápida, mais interativa e em vídeo, segue a gente!

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br