Passfolio

Depois de atingir uma alta histórica na semana passada, analistas da Santiment estão avaliando se o token BAT, do Brave, pode continuar decolando.

O Brave é um navegador que bloqueia anúncios de páginas da internet e substitui por propagandas relacionadas a empresas de criptomoedas, devolvendo parte da receita para o próprio usuário através de BAT.

Mesmo com os receios em relação a nova variante do coronavírus, que afetou não só os mercados tradicionais, mas também o bitcoin, a criptomoeda Basic Attention Token (BAT) subiu até seu recorde de cerca de US$ 1,90 no sábado.

Em novembro, o Brave anunciou que o navegador seria integrado à rede Solana para suportar aplicações descentralizadas, movimento que ajudou a alavancar os ganhos do seu token. Além disso, o projeto lançou o mecanismo de pesquisa Brave Search para competir diretamente com o Google em junho deste ano.

Passfolio

Segundo o histórico de preços do Coingolive, o BAT subiu quase 500% em um ano, com alta de 37% no mês e uma correção de 6,7% nas últimas 24 horas.

Hora de vender BAT?

Alguns dados mostram uma preocupação de curto prazo que pode levar a uma correção ainda maior. Os dados on-chain coletados pela Santiment reforçaram um aumento na adoção do BAT, mas possivelmente não o suficiente para sustentar o preço.

Em roxo, endereços ativos de BAT ativos a cada dia.
Em roxo, endereços ativos de BAT ativos a cada dia.

A atividade em nível de rede para o BAT voltou para níveis normais nos últimos 4-5 dias. No momento, os endereços ativos diários de BAT caíram para 1217, o que pode sinalizar uma falta de suporte fundamental para outra etapa de crescimento, disse um analista da Santiment.

Vale ressaltar que o nível de mais de 1200 endereços ativos por dia possivelmente coloca o BAT entre uma das 15 criptomoedas da rede Ethereum com mais atividade on-chain. Porém, a tendência aponta uma atividade decrescente.

Outra métrica que não prevê a continuação da subida é a quantidade de novos endereços interagindo com BAT. Esse número (indicado em vermelho no gráfico abaixo) encontrou recentemente 3 picos coincidentes com altas no preço, mas falhou em manter a alta saudável.

Crescimento de rede.
Crescimento de rede.

“Isso, é claro, não significa necessariamente que o BAT não vai mais subir este ano, mas seria bom ver um aumento mais consistente nas métricas de nível de rede, o que sinalizaria um aumento sustentável no interesse relacionado ao BAT e na demanda no blockchain.”, publicou a Santiment.

No entanto, nem tudo está parecendo ruim para o BAT, que está vendo seus níveis de idade média do dólar investido caindo pela primeira vez desde maio, sugerindo que podemos estar no meio de outro ciclo de redistribuição da moeda.

A idade média do dólar investido (ou a sigla MDIA, para abreviar) é uma métrica desenvolvida pela pela Santiment em 2019 e é mais simples do que pode parecer. Para cada unidade de BAT, eles observam quanto tempo ela permaneceu em seu endereço atual, e então calculam a média de todas essas ‘idades’ e ajustam pelo preço pelo qual cada unidade foi negociada pela última vez no blockchain.

Simplificando, uma inclinação crescente de MDIA aponta para um período em que as moedas BAT estão – em média – ficando ‘mais velhas’, ou seja, não se movendo ativamente entre os endereços e podem sinalizar dormência em toda a rede.

Por outro lado, uma inclinação de MDIA em declínio sugere uma “idade” média em declínio rápido dos tokens BAT ou um esforço de redistribuição em toda a rede.

Conforme o gráfico abaixo mostra, uma baixa do MDIA costuma coincidir com altas no preço, revelando uma possível correlação inversa entre a métrica e o preço.

Métrica MDIA
MDIA do BAT.

Muitas vendas de BAT foram feitas para realizar lucro nas últimas semanas, conforme revelam os dados de fluxo para exchanges. O que é normal durante uma alta de preços muito forte.

Os dados de sentimento de mercado, métrica que leva em conta, entre outras coisas, atividade nas redes sociais, estão em baixa mesmo com a moeda performando melhor que 90% do mercado.

Análise de sentimento dos investidores em relação ao BAT
Análise de sentimento dos investidores em relação ao BAT

“De maneira semelhante, veríamos alguns sinais de crescimento na atividade de endereços da BAT nos próximos dias, para acompanhar essas (por enquanto) expectativas moderadas da multidão. Supondo que o preço continue a cair a partir daqui, isso pode marcar uma boa divergência de alta para a moeda.”, finalizou o relatório.

*Essa não é uma indicação de compra/venda, apenas um material educativo que apresenta dados e possibilidades.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.