Fraudes de oferta falsa de criptomoeda continuam a surgir com frequência, e o exemplo mais recente envolve o popular protocolo DEX Uniswap. Apenas um dia após o lançamento do token UNI, os golpistas começaram a promover tokens UNI falsos, personificando o criador do Uniswap – Hayden Adams.

Como mostramos ontem, a exchange descentralizada Uniswap lançou seu novo token de governança gerando uma corrida nas taxas do blockchain da Ethereum. A pressa dos investidores chamou a atenção de golpistas que logo criaram tokens falsos e anunciaram no Youtube.

Nesse caso, os golpistas criaram um canal falso do Uniswap no YouTube que supostamente tem mais de 400 mil assinantes. Eles também lançaram um vídeo ao vivo exibindo para 40.000 espectadores com o criador do protocolo – Hayden Adams.

Por último, o golpe clássico é completado oferecendo o dobro de todos os tokens UNI enviados para um endereço específico. Ou seja, se os usuários enviarem 250 UNI para seu endereço, os fraudadores prometem enviar de volta 500 tokens UNI.

Embora pareça dinheiro fácil, um olhar mais aprofundado revela vários problemas e aponta a farsa. O canal do YouTube tem apenas dois vídeos – ambos carregando a mesma transmissão ao vivo fraudulenta, mas a plataforma do Google derrubou o primeiro.

Além disso, os vídeos contêm a mesma velha entrevista repetida com Adams, onde ele não diz nada sobre dar tokens UNI grátis. Por último, mas não menos importante, as vítimas que caem neste golpe e realmente enviam moedas para os endereços fornecidos não receberão nada em troca.

Golpes usam as imagens de Bolsonaro e Eike Batista

Essa não é a primeira e provavelmente não será a última vez que esse tipo de golpe é aplicado. Em 15 de julho, um hacker acessou milhares de contas verificadas no Twitter como as de Elon Musk e Bill Gates e postou o clássico golpe oferecendo a duplicação de moedas.

Em maio, a polícia descobriu que o hacker era Graham Clark, um adolescente de 17 anos. Como resultado, o jovem conseguiu roubar mais de 12 BTC.

Até mesmo o presidente Jair Bolsonaro e o empresário Eike Batista são usados pelos golpistas de bitcoin, como mostramos na reportagem “Bolsonaro e Eike são usados como isca para golpe com BTC