Cointimes

Tornado Cash: dev continua preso após o recurso ter sido rejeitado

Alexey Pertsev (tornado cash)

O recurso do desenvolvedor do Tornado Cash, Alexey Pertsev, foi indeferido e ele permanecerá na cadeia até pelo menos o final de novembro.

As informações foram cedidas pela esposa de Pestev, Ksenia Malik, em entrevista exclusiva ao TheBlock.

Como publicado anteriormente pelo Cointimes, Alexey Pertsev é um desenvolvedor do Tornado Cash, que foi preso em agosto pelas autoridades holandesas por alegações de facilitar lavagem de dinheiro. Segundo as informações exclusivas do TheBlock, ele deverá permanecer na cadeia por pelo menos mais dois meses após seu recurso ter sido rejeitado.

Um juiz na Holanda indeferiu o recurso na quinta-feira (29), de acordo com Ksenia Malik. O TheBlock entrou em contato com Ministério Público holandês e o Serviço de Informação e Investigação Fiscal, mas não recebeu resposta.

Pertsev, que nasceu na Rússia, já está sob custódia há mais de sete semanas, após ter sido preso em Amsterdã em 10 de agosto. Sua prisão ocorreu dois dias depois que o governo dos EUA adicionou Tornado Cash e 44 carteiras associadas ao Ethereum e USDC à sua lista de Entidades Nacionais Especialmente Designadas

O Tesouro dos EUA disse que o mixer de criptomoedas, que permite aos usuários ofuscar suas transações, “falhou repetidamente em impor controles efetivos destinados a impedir a lavagem de fundos para atores mal-intencionados.”

A decisão de quinta-feira significa que Pertsev, de 29 anos, permanecerá em custódia até pelo menos 22 de novembro, não podendo esperar por seu julgamento em liberdade.

Malik disse que a rejeição é “absolutamente injusta” e que nenhum argumento do lado de Pertsev foi levado em consideração. 

“Há uma absoluta ilegalidade acontecendo aqui,” disse ela, que prosseguiu dizendo que as autoridades holandesas estão com medo de que Alex volte para a Rússia, “mas se ele voltar para lá, será enviado para a guerra,” visto que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro.

Apreensão de propriedade?

As declarações de Malik sugerem que ela está assustada e esperando pelo pior, mesmo não ainda tendo motivos concretos para tanto. De acordo com a esposa de Perstev, os promotores holandeses planejam apreender e vender a propriedade do desenvolvedor em leilão.

Ela disse também que seu carro foi apreendido no dia em que ele foi preso, e o advogado de Pertsev lhe disse que os promotores vão vender o veículo:

“No momento levaram apenas um carro, mas acho que eles podem vir e levar outra coisa a qualquer momento. Eu não me sinto segura. Os promotores vão vender todos os nossos bens legais em leilão, me deixando sem nada.”

A prisão de Pertsev tem sido condenada por muitos na indústria de cripto. No mês passado, um grupo de cerca de 50 pessoas protestou em Amsterdã. Malik ajudou a organizar a manifestação e participou da mesma. 

Os protestantes argumentam que Pertsev não deveria ser responsabilizado por escrever código de fonte aberta, independentemente de como ele seja usado por maus atores.

Texto adaptado da publicação original do TheBlock, escrito por Yogita Khatri.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading