A Ripple marcou outra vitória na ação judicial junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) após uma juíza anular a tentativa do órgão regulador de reter os documentos relativos ao ex-diretor da divisão, William Hinman.
Os documentos em discussão dizem respeito a um discurso de Hinman, proferido em um summit em 2018, no qual ele disse que o Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH) não são títulos (securities).
Inicialmente, a juíza do Tribunal Distrital, Sarah Netburn, declarou que o e-mail e os rascunhos do discurso não estavam protegidos pelo privilégio do processo deliberativo.
Na última decisão, a juíza Analisa Torres anulou a objeção da SEC em liberar os documentos, observando que a juíza Netburn não cometeu nenhum erro ao declarar que os e-mails e rascunhos do discurso não estavam protegidos, como indicam os documentos compartilhados pelo procurador federal e pelo entusiasta da Ripple, James Finland, em 29 de setembro.
“O tribunal considera que a Juíza Netburn não errou ao determinar que os Documentos Internos do Discurso referem-se à comunicação das próprias opiniões de Hinman com o propósito de decidir se o DPP se aplica em outras determinações factuais sobre o conteúdo dos Documentos Internos do Discurso,”
o tribunal decidiu.
O discurso para o caso SEC vs Ripple
O discurso é considerado uma parte crucial das provas da Ripple no caso em que o regulador acusa a empresa de violar as leis de títulos ao emitir tokens XRP. Inicialmente, a SEC havia se oposto à liberação dos documentos citando o privilégio entre advogado e cliente.
Além disso, o resultado do caso é considerado como tendo um impacto potencial sobre o valor do XRP. Mais importante ainda, espera-se que a decisão final esclareça a classificação controversa das criptomoedas como títulos.
XRP reage à última decisão
Nesta linha, se a Ripple ganhar o caso, o desenvolvimento será bom para o XRP. Por exemplo, após a última decisão do tribunal, a XRP se recuperou, sendo negociada a US $0,47 no momento da redação, com ganhos de 10% nas últimas 24 horas.
Consequentemente, o analista cripto sob o usuário CryptoDonAlt no Twitter observou em 30 de setembro que se a Ripple ganhar, a XRP registrará muitos ganhos:
“XRP é basicamente uma jogada de processo judicial. A bomba de ontem foi devida a “notícias” relacionadas ao caso. Se eles ganharem o caso, o XRP vai subir muito, se eles perderem, será uma bela vela de -50%. Além disso, uma perda de XRP tornaria outros criptos mais vulneráveis ao ataque.”
Apesar das condições atuais do mercado, o XRP está registrando um aumento do interesse da comunidade. A atividade social de três meses do XRP atingiu 1.95 bilhões de compromissos sociais de 9.424 contribuintes sociais em 29 de setembro de 2022.
Ao mesmo tempo, a comunidade cripto continua a apostar em um futuro de alta para o ativo.
Leia também: