Nesta segunda-feira (7), o ex-presidente dos Estados Unidos afirmou em entrevista para a TV Fox Business que o bitcoin “parece um scam“, uma fraude.

No entanto, segundos depois Trump admite que o bitcoin “é essencialmente uma moeda que compete com o dólar”, e por isso ele não gosta. “Eu quero que o dólar seja a moeda do mundo, foi isso que eu sempre disse.”, conclui ele.

Veja o vídeo em inglês:

Durante o seu governo, o bitcoin era negociado por volta de 6 mil dólares, e o aumento de preços deixou Trump surpreso. Mas com o considerável crescimento da base monetária durante a pandemia de coronavírus, não deveria ser estranho o aumento da percepção de valor de uma moeda verdadeiramente escassa como o bitcoin.

Em 2019, Trump disse que não era um fã do bitcoin e outras criptomoedas, elas “não são dinheiro” e possuem um “valor altamente volátil e baseado no ar”. “Temos apenas uma moeda real nos EUA, e ela está mais forte do que nunca e confiável. É de longe a moeda mais dominante em qualquer lugar do mundo e sempre permanecerá assim. É chamado de dólar dos Estados Unidos!”

Porém, a confiança no dólar anda caindo e as esperanças de Trump também. Prova disso é o seu desespero em atacar o bitcoin com falácias mais uma vez após admitir medo em relação à suposta concorrência entre as duas. Além disso, desde que o padrão ouro foi quebrado em 1971, é o dólar que não é baseado em nada além de coerção estatal.

A notícia vem logo após a Rússia anunciar que iria remover o dólar de suas reservas nacionais e El Salvador, que possuía apenas o dólar americano como moeda, adotar oficialmente o Bitcoin.

Vale notar também que tanto o ex-diretor de comunicações da Casa Branca para Trump, Anthony Scaramucci, quanto o ex-conselheiro de Trump, Carl Icahn, estão investindo no mercado de bitcoin.

Leia também: Economistas de Joe Biden querem destronar o dólar como reserva mundial, bitcoiners comemoram

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br