No mais novo episódio do Meeseeks Unboxing, o Cointimes deu uma olhada na exchange nordestina BitRecife e vimos se realmente vale a pena usá-la para negociar criptomoedas.

Neste review, prestamos atenção em todos os detalhes da plataforma, suas taxas, seus benefícios, funcionalidades, etc. Você pode consumir esse conteúdo em vídeo abaixo:

“Localizada no Porto Digital, considerado o coração das startups de tecnologias do Brasil, somos uma Exchange de compra e venda de bitcoins com plataforma diferenciada, desenvolvida através de novos conceitos de tecnologia e segurança, resultando em uma plataforma, estável e amigável, além de contar com sistema de login com criptografia avançada, oferecendo maior segurança ao usuário.”, é assim que a BitRecife se apresenta na página inicial. Mas a plataforma é mesmo tão boa?

Conheça todas as funcionalidades da BitRecife

A primeira vantagem é a possibilidade de usar um cartão internacional pré-pago para o uso diário. Com ele, você pode realizar saques da corretora em apenas 10 minutos pagando 3 reais. As demais tarifas atreladas ao cartão estão especificadas no blog da Bitrecife.

As taxas para depósito são de 0% , um padrão no mercado de exchanges brasileiras, enquanto as de saque são de 0,98%. Para comprar e vender você paga 0,2% em ordens passivas e 0,4% para ordens ativas, que é um custo considerado baixo para uma exchange com a liquidez da BitRecife.

Outro diferencial é a possibilidade de ter afiliados, que nada mais é que uma forma da empresa te compensar por convencer seus amigos a também se tornarem clientes. Para isso, uma parte das taxas que eles pagam por trade é repassada para você. Se seu amigo for um trader experiente e negociar muito, pode valer bastante a pena convidá-lo para BitRecife.

1 Click-trade

Outra ferramenta interessante é a “1 Click-trade”. Nós testamos e realmente é uma forma muito simples para comprar criptomoedas, basicamente se faz automaticamente uma ordem à preço de mercado. Você sabe exatamente a quantidade de cripto que vai receber pelo trade, sem surpresas.

Lembra bastante uma funcionalidade que algumas corretoras estrangeiras já usam, mas infelizmente não permite a compra com cartão de crédito, que também seria muito interessante.

Exchange básica e avançada

Quanto ao que realmente interessa, que é o trade de criptoativos, existem duas plataformas para os usuários. A primeira e mais básica mostra apenas o livro de ordens, histórico de trades e oferece a possibilidade de ordens a mercado.

Já a exchange avançada permite ordens passivas, onde o trader posiciona uma compra ou venda a um valor específico e espera o mercado a alcançar, ordens de stop, que ajudam a limitar suas perdas e a AMI.

As ordens AMI representam um diferencial significativo, com elas os traders podem tirar muita vantagem dos mercados lateralizados. Digamos que você queira comprar bitcoin a um certo preço e vender quando subir 5%, você pode programar essa ordem sem pagar taxas.

Você oferece liquidez ao livro de ofertas e é beneficiado por isso não pagando taxa. Além disso, na exchange avançada você enxerga o gráfico do preço do Bitcoin e pode analisar o preço médio ao passar o mouse por cima das ordens do livro.

Diferentes criptomoedas na BitRecife

Para além do Bitcoin e Ethereum, são também negociadas na BitRecife a CryptoBRL, USD Tether, USD Coin, NBC e RAS. Ou seja, duas stablecoins brasileiras, duas opções de stablecoins lastreadas em dólar, Bitcoin, Ethereum e Niobium Coin.

Falando de Ethereum, a BitRecife ainda inovou com a taxa dinâmica de saque, que diminui de fato os custos para quem usa essa criptomoeda.

Transferência direta

Como a BitRecife é uma das exchanges que usam a tecnologia da Bleu, você pode fazer transferências instantâneas e sem taxas de criptomoedas até mesmo para outras pessoas. Basta que seja feita entre contas de corretoras integradas, como a Bleutrade.

Veja abaixo as notas que nós demos para todos os aspectos da plataforma e o veredito final.

8.3
Score

Pros

  • Transferência direta entre contas
  • 1 Click Trade
  • Ordem sem taxa
  • Interface básica e avançada
  • Cartão pré-pago

Cons

  • Falta de aplicativo
  • Falta de altcoins relevantes
Atendimento
9
Liquidez no mercado brasileiro
7
Taxas no mercado brasileiro
9
Funcionalidades
8
Confiança
9

Final Verdict

Além do nosso CEO Isac ter colocado algum dinheiro para testar a plataforma, que você pode acompanhar no vídeo acima, eu mesmo já uso a Bitrecife como uma das principais exchanges. Se você for experiente em trading, verá muitas vantagens na forma como a plataforma avançada é desenhada e, provavelmente, compra bitcoin apenas para mandar para o exterior para negociar outras altcoins. Nesse caso, a transferência direta para outras corretoras é uma mão na roda, além de permitir ganhos rápidos com arbitragem. O cartão pré-pago é uma ideia muito interessante, mas ainda vamos testar de fato para entender a experiência de usuário ao usar. E a inexistência de um aplicativo para uso no celular é um grande ponto negativo. O celular é literalmente o aparelho que vive na palma da nossa mão, então sempre esperamos ter tudo ao alcance de alguns cliques para usar uma plataforma tão funcional. Mas e aí, o que você achou da BitRecife? Já utilizou, ficou com vontade de testar? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.