A principal gestora de criptoativos do mundo, Grayscale, divulgou um novo relatório sobre a Cardano, como parte de sua série de visões gerais educacionais de criptomoedas chamada “Building Blocks”.

No relatório, a empresa de investimentos descreveu as principais vantagens da 3ª maior criptomoeda em capitalização de mercado, bem como alguns dos principais riscos associados a ela.

Conforme relatado pelo U.Today, ADA se tornou a terceira maior posição do Digital Large Cap Fund, grande fundo da Grayscale, no início de julho.

Pontos fortes

-Charles Hoskinson, CEO da Input Output, é visto como a força motriz por trás da blockchain, com sua “visão” sendo apontada como um dos principais pontos fortes da Cardano.

-O Tesouro da Cardano, que atualmente possui cerca de US$ 1,5 bilhão em caixa, também é considerado um forte do projeto.

-A forte comunidade de Cardano, ampla acessibilidade e descentralização, que se tornou possível após a atualização do Shelley no ano passado, também foram mencionadas como as principais razões pelas quais a blockchain provavelmente terá sucesso.

Possíveis riscos

Quando se trata de riscos potenciais, o óbvio é a competição acirrada na área de contratos inteligentes. Ethereum, o atual líder do setor, assim como empresas iniciantes como Solana e Avalanche também estão competindo pela dominância.

Apesar do lançamento de contratos inteligentes, a blockchain Cardano apresentou poucas utilidades, segundo a Grayscale. O relatório diz que ainda não se sabe se os aplicativos descentralizados que estão sendo lançados na blockchain terão alguma adoção significativa.

Por fim, o relatório levanta a possibilidade da ADA estar supervalorizada devido às suas baixas taxas:

A receita de taxas da rede Cardano ainda é relativamente baixa em comparação com outros blockchains de Proof of Stake (PoS), como o Ethereum 2.0. A menos que a rede possa aumentar as taxas de novos aplicativos ou aumento do uso, o valuation da ADA não pode ser “calculado” apenas com base no staking dela.

Finalmente, o relatório cita que possíveis problemas técnicos e a falta de clareza regulatória nos EUA podem dificultar seu crescimento.

Qual a sua opinião sobre o futuro da Cardano, vale a pena investir? Deixe seu comentário abaixo e ouça o podcast do Cointimes que discutimos sobre a Cardano com especialistas no tema.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br