Várias obras mundialmente conhecidas, de artistas como Vincent van Gogh, Leonardo da Vinci e Claude Monet, terão cópias digitais lançadas no formato NFT (“Tokens não-fungíveis”) no final de agosto.

A coleção é resultado de uma parceria entre a Binance NFT marketplace e o um dos maiores museus russos, o State Hermitage, localizado em São Petersburgo.

Essas NTFs, inicialmente, englobarão obras de artistas de renome que marcaram a história humana, como Vincent Van Gogh (obra “Arbusto Lilás”), Leonardo da Vinci (obra “Madonna Litta”), Claude Monet (obra “Jardim em Montgeron, e Wassily Kandinsky (obra “Composição VI”).

A Binance deve iniciar o leilão no final de agosto deste ano. Cada obra terá duas cópias NFT: uma ficará armazenada no Museu de São Petersburgo, a outra será vendida no mercado Binance NFT. Como parte da colaboração, o Museu Hermitage arrecadará todos os ganhos do projeto.

O diretor do museu, Mikhail Piotrovsky, assinará pessoalmente cada cópia das obras, autenticando a originalidade de cada uma. Segundo Piotrovsky, as novas tecnologias, como o blockchain, abriram um novo capítulo no desenvolvimento do mercado de artes, liderado pela garantia de ownership (ou seja, a garantia de que aquela obra é única e apenas sua), que pode desempenhar um papel importante na nova forma em que as pessoas lidam com dinheiro e com pertences valiosos.

De acordo com o edital, qualquer usuário da plataforma poderá participar do leilão. O mercado NFT da Binance empregará a mesma rede de contas da Binance.com, portanto, os novos clientes precisarão se registrar primeiro na corretora.

O projeto teria como um dos objetivos mostrar que a digitalização deve ser inevitavelmente o próximo passo no mundo da coleção de obras de arte, e pode ser um marco importante para a digitalização global de objetos.

A Madonna Litta, por exemplo, é uma pintura do ano de 1490. À época, o Brasil mal havia sido “descoberto” pelos europeus e, agora, a relíquia poderá ser eternizada digitalmente.  

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br