Vitalik Buterin, o co-fundador da rede Ethereum, apresentou nova proposta para a rede que mescla os protocolos de mineração Proof of Work (PoW) e Proof of Work (PoS). A ideia faz parte da transição para a Ethereum 2.0, que segundo o próprio Vitalik, levará de 5 a 10 anos para ser completamente concluída. 

O objetivo deste documento é descrever um mecanismo pelo qual uma fusão pode acontecer rapidamente, com poucas modificações nos clientes ethpow [Proof of Work da Ethereum] ou beacon. A única mudança necessária no lado do ethpow é que o cliente deve ter um canal de comunicação com um nó de beacon confiável e deve alterar sua regra de escolha de bifurcação.

A proposta detalha como os nós que executam a mineração PoW permitirão a transição para o PoS através da alteração das Chamadas de Procedimento Remoto (RPC).

O nó ethpow deve adicionar um mecanismo submitBlock de RPC e se um bloco for enviado usando esse mecanismo pelo nó beacon, as verificações de PoW (incluindo verificações de fórmula de atualização de dificuldade) devem ser desabilitadas, afirma a publicação.

Demonstrações em redes de teste já aconteceram e a fusão real deve ocorrer em breve quando os participantes da rede mudarem para o modelo de consenso PoS.

Daquele ponto em diante, a escolha do fork ethpow muda para a beacon chain, e a cadeia de aplicação ethereum continua a partir daí, afirmou Buterin.

Ethereum 2.0

Com a ambiciosa atualização para rede Ethereum 2.0, a mineração da rede será feita completamente através da mineração Proof of Stake, na qual participantes com no mínimo 32 eth poderão receber recompensas através do protocolo de mineração.

Leia mais: Desmistificando retornos de staking

Os objetivos da atualização incluem:

  • Diminuir consumo de energia para funcionamento da rede
  • Aumentar a escalabilidade dos smart contracts e das transações 
  • Otimizar do poder computacional gasto na rede
  • Introduzir os conceitos de Beacon Chain, Proof of Stake e Shard Chains

De fato, para a rede se tornar “escalável e segura para servir toda a humanidade”, como afirmou o próprio Vitalik, a proposta de atualização será absolutamente necessária. Ainda em 2017, toda a rede Ethereum ficou congestionada devido ao jogo CriptoKitties, um game não muito popular, mas que já foi capaz de congestionar a rede de smart contracts e aplicativos descentralizados.

Leia mais: ABCripto anuncia novo membro após saída de duas exchanges

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br