A Financial Conduct Authority (FCA), maior autoridade financeira do Reino Unido, acabou de soltar um alerta sobre os riscos no mercado de criptoativos.

Investir em criptoativos, ou investimentos e empréstimos vinculados a eles, geralmente envolve assumir riscos muito altos com o dinheiro dos investidores. Se os consumidores investirem nesses tipos de produto, eles devem estar preparados para perder todo o seu dinheiro.

Como em todos os investimentos especulativos de alto risco, os consumidores devem ter certeza de que entendem no que estão investindo, os riscos associados ao investimento e quaisquer proteções regulatórias que se apliquem.”

A fala acontece após o Bitcoin chegar a cair 18% e se recuperar para uma queda de “apenas” 10% nas últimas 24 horas. A criptomoeda subiu quase 100% nas últimas semanas, levando a uma febre do varejo que fez as maiores exchanges de bitcoin do mundo saírem do ar.

Mas FCA não apenas alertou para os riscos do mercado de criptoativos, mas também a produtos relacionados a eles – que muitas vezes prometem lucros absurdos. Apesar de diversas empresas contarem com produtos honestos, muitas se aproveitam da novidade e falta de conhecimento para enganar seus consumidores e prometer lucros  impossíveis. 

O alerta é válido, entretanto, a FCA faria um trabalho educativo melhor se distanciasse o bitcoin de pirâmides e outros esquemas financeiros que acontecem até mesmo no mercado tradicional. Vale também ressaltar que o Bitcoin já tem mais de 12 anos e tem se mostrado cada vez mais resiliente e seguro com o tempo.

Veja também: Como Madoff enganou a SEC e as empresas de auditoria?

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br