• O volume de NFTs negociados nos principais marketplaces atingiu baixa histórica vista pela última vez em junho de 2021.
  • Taxas de transações em Ethereum também atingem valores mais baixos que datam de julho em 2021

Entenda como isso afeta os investidores desta classe de ativo com baixa liquidezque mede a capacidade de liquidar seu ativo; ou seja, resgatar o dinheiro investido.

Volume de NFTs

A grande febre dos NFTs começou a ganhar força no final de julho e começo de agosto de 2021, conforme alguns projetos notáveis foram obtendo mais relevância no mercado e as comunidades foram sendo formadas ao redor de coleções como BAYC (Bored Ape Yatch Club) e CryptoPunks, mas seu grande hype veio mesmo com o surgimento dos jogos Play-to-Earn no segundo semestre do ano passado.

Infográfico mostrando o volume de NFTs negociados na história, conforme matéria.
Fonte: Defillama

No dia 5 de julho de 2021, o volume de NFTs diário estava em US$ 972 e esta marca não havia sido superada – em queda – até esta terça-feira (08/03/22); alcançando ~US$ 871.

Apenas nas últimas 24h o volume de mercado dos NFTs caiu 18%, o que pode apresentar um sério problema para os investidores desta indústria devido à sua característica ilíquida.

Como o volume de NFTs afeta gravemente o investimento

Diferente de ativos fungíveis como Bitcoin (BTC) ou Ether (ETH), os tokens não-fungíveis (NFTs) podem enfrentar um grave problema de liquidez, muito agravado em momentos de baixo volume.

Esta conta no twitter comentou o seguinte:

“Em quase todos os mercados, sempre há uma saída, não importa o quão profundo você esteja nele. Um evento de zero liquidez em #NFT seria brutal.”

Isso ocorre porque, pela característica fungível das criptomoedas ou tokens fungíveis, a demanda e o mercado é muito mais amplo aos ativos serem iguais uns aos outros (salvo algumas exceções), então quem quer comprar 1 BTC, vai comprar (quase) qualquer BTC disponível no mercado, sem diferenciação.

Por outro lado, os NFTs são artigos únicos colecionáveis, então o comprador vai escolher exatamente aquele token desejado e, para liquidar sua posição, você precisa que alguém queira comprar exatamente aquela unidade. Nenhuma outra.

Se normalmente a falta de liquidez já poderia prejudicar o especulador NFT, em momentos de baixa histórica no volume, o problema fica ainda mais grave.

É por isso que sempre é importante investir apenas em mercados conhecidos e estudados de forma consciente. Entendendo as vantagens e desvantagens que aquele seguimento oferece.

Algo interessante que ajuda a diminuir o impacto da falta de liquidez é a compra motivada por outros fatores que não apenas a especulação de compra/venda (comprar barato e vender mais caro); como, por exemplo, pelo hobby de colecionador, para participar de clubes exclusivos ou deter propriedade sobre algum bem representado pelo ativo digital.

Taxas de transação na Ethereum (GAS) também em baixa histórica

A perda de interesse no mercado pode afetar os investidores de forma negativa em muitos parâmetros, como falta de liquidez para ativos fungíveis ou não-fungíveis e também uma estagnação de preço, demonstrando indecisão do mercado.

Mas com um volume mais baixo de negociações e transações on-chain, do qual os NFTs têm grande protagonismo – já que todas as suas negociações envolvem 2 ou mais transações on-chain – as taxas de rede, ou GAS, também diminuem.

Isso ocorre porque as taxas são influenciadas pela demanda das transações. Quanto mais se usa a rede, menos utilizável ela fica para quem não está disposto a desembolsar uma TV Samsung em gas, por exemplo.

Com a queda no volume geral de ETH, em um momento de mercado cercado por dúvidas e incertezas por fatores macroeconômicos e a queda brutal nas negociações NFTs, o GAS no blockchain do ethereum está buscando mínimas vistas pela última vez ao redor de julho de 2021.

Gráfico com as taxas médias de rede na ethereum ao redor de 10 dólares.

De acordo com diferentes fontes, a média cobrada nas transações está em:

Caso você estivesse esperando uma oportunidade para mover seus tokens ERC-20 ou ERC-721, talvez agora seja um ótimo momento para isso!

Está tendo problemas com a baixa liquidez dos NFTs ou aproveitando o momento para transacionar na rede da Ethereum? Conte sua experiência para nós nas redes sociais do Cointimes: Telegram | Twitter | FacebookInstagram

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.