Coingoback

Não é novidade que Warren Buffett odeia o Bitcoin. Recentemente o bilionário “atacou” novamente as criptomoedas, mais especificamente o Bitcoin.

Se você não sabe que é esse senhorzinho simpático, temos um post contando toda sua história.

Para ele, o Bitcoin não passa de uma ilusão que atrai apenas charlatães. E está tudo bem.

Ninguém pode negar que Buffett é uma sumidade dos investimentos. Esse texto não é para atacá-lo ou qualquer coisa do gênero.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Na minha opinião, ninguém no mercado de investimentos tem tanta pele em jogo (skin in the game) ou performou bem o suficiente para bater de frente com o Oráculo de Omaha.

Warren Buffett

No entanto, meu ponto de vista é o seguinte: precisamos entender a estratégia de investimento de Buffett e quais são as suas motivações.

Precisamos entender a estratégia de investimento de Buffett e quais são as suas motivações.

Por mais que ele seja um mega-investidor, Buffett já possui seus 88 anos, não vai ser agora que ele vai mudar sua estratégia de investimento, que deu certo durante a vida toda.

Value Investing

Buffett é adepto ao ‘value investing’, ou investimento em valor. Aprendeu o que sabe com um outro gênio dos investimentos, Bejamin Graham.

Graham é muito conhecido principalmente pelo seu livro ‘O investidor inteligente’, considerado uma bíblia para qualquer ‘value investor’.

A crença aqui é investir em empresas sólidas. Virar realmente sócio de empresas produtivas e que gerem renda passiva. Enriquecimento a longo prazo via dividendos, principalmente.

Investidores de valor estão por toda parte. Como Buffett é o investidor mais notório desta geração, a sua estratégia é replicada por todos os cantos. E com razão.

Alguns nomes conhecidos de adeptos à tese de Buffett e Graham são:

  • Tiago Reis, da Suno Research;
  • Luiz Barsi, investidor bilionário brasileiro;
  • Maurício Hissa (Bastter);
  • Arthur Dantas Lemos (Empreender dinheiro);
  • Thiago Nigro (Primo Rico);
  • Entre outros.

Perfil

Bitcoin não se encaixa nem um pouco nessa linha de investimento.

Assim como Ouro (que Buffett também odeia), Bitcoin é um mero ativo escasso – não é uma empresa que produz e nem gera dividendos.

Isso significa que o Bitcoin ou Ouro não possuem qualquer valor? De forma alguma. Todos os ativos possuem sua função e utilidade em uma carteira de investimentos.

Não existe fórmula mágica para ganhar dinheiro, investimento é questão de perfil e realidade individual.

Quando me perguntam se vale a pena investir em Bitcoin, minha resposta é sempre: Depende.

Depende da sua realidade atual (contas em dia? possui reserva de emergência?), depende da sua perspectiva de ganho (curto prazo? longo prazo?), depende do risco que você está disposto a correr.

Se até Buffett, que é Buffett, segue uma estratégia de investimentos, quem dirá eu ou você, que somos peixinhos perto deste gigante.

Está tudo bem que ele odeie o Bitcoin. Está tudo bem se você odiar também. Tudo depende do perfil e da estratégia utilizada pelo investidor.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!