A era do “meme investing” invadiu completamente o mercado de criptomoedas, além do fenômeno do Dogecoin, outros “criptomemes” estão prosperando e invadindo áreas cada vez mais essenciais, como a privacidade. 

Economia dos memes

Em 2017, uma reportagem da Forbes mostrou como um fórum no Reddit estava criando um sistema de trade baseado em memes. No r/MemeEconomy os investidores especulavam em quais memes iriam se popularizar e quais ficariam na obscuridade. Para isso eles usavam a M¢, moeda emitida pelo Banco Central do fórum.

Meme de cachorro relaxado com macacos
Meme publicado no r/MemeEconomy

Os jornalistas calcularam até mesmo os retornos dos traders meméticos e os retornos sobre as especulações usando um “Google dos Memes”, o Me.me indexa os memes mais populares ao longo do tempo. O usuário com o maior retorno viu seu meme performar muito bem, com crescimento de 1433,3%.

Crescimento do mercado de memes
Qual call o melhor trader fez?

Memes nas criptomoedas

Mas o r/MemeEconomy é pequeno se comparado ao crescimento das criptomoedas. Com dinheiro real, o que começou com uma brincadeira virou um negócio de bilhões de dólares. 

A Dogecoin foi a primeira moeda meme a ter sucesso na internet, como a cópia de múltiplas cópias do Bitcoin, seus desenvolvedores criaram um ativo digital com a ideia de que ninguém investisse nele. Mas falharam miseravelmente nessa missão. Hoje a Dogecoin conta com um marketcap de US$64 bilhões. 

Surfando na onda das moedas memes surgiram outros projetos como o Shiba Inu, com um supply de 1 quatrilhão (mil bilhões) de moedas o criptoativo chegou a subir mais de 100% em poucos dias após ser listado na Binance – maior exchange de criptomoedas do planeta. 

Zcash x Wownero, a ‘memeficação’ da privacidade

Wownero Illustration

Assim como a moeda Dogecoin é vista como um meme do Bitcoin, outras moedas contam com sua cópia meme. Uma delas é a Monero, criptomoeda focada em privacidade que também tem seu meme na moeda Wownero (Wow).

As funções e o que é a Wownero estão descritas na sua página oficial:

“WOW é dinheiro mágico e sound money da internet. Com o WOW, você é seu próprio banco interdimensional! Suas contas e transações permanecem privadas até o fim dos tempos. Evite impostos, faça memes e suborne funcionários públicos com total anonimato. Baixe uma de nossas muitas carteiras e comece.”

Wownero.org

Nos últimos 30 dias, a cópia do Monero subiu 442,27% e chegou a alcançar R$11,00 por Wow. O analista de compliance Justin Ehrenhofer notou que o Wownero superou a quantidade de transações privadas da criptomoeda Zcash (ZEC). 

Leia também: Criador da Zcash surta devido a novas políticas de privacidade do Twitter

Criada por especialistas em criptografia, a Zcash prometia uma alternativa privada ao Bitcoin. Com a ZEC é possível criar transações privadas e públicas, mas quantidade de transações privadas é tão pequena que acaba facilitando a coleta de dados por empresas de análise em blockchain, afetando o anonimato e privacidade dos usuários que querem usar esse recurso.

Já a Wownero protege todas as transações usando a criptografia pesada do Monero. Segundo Justin, a Wownero executou 592.502 transações privadas desde sua criação em 2020, enquanto a Zcash apenas 168.543 desde 2016 até hoje. 

A rivalidade entre a Wownero e a Zcash está explicita na página inicial da criptomoeda meme, onde ela descreve que não teve “ pré-mineração, mineração instantânea, mineração escondida, ICO ou taxa de desenvolvimento”. A Zcash conta com taxa de desenvolvimento, pré-mineração e um ICO para financiar o projeto. 

A meme coin ainda também tem diferenças para o Monero, uma delas é sua quantidade finita de 184.467.440 moedas, enquanto o XMR terá uma pequena emissão para sempre com a ideia de subsidiar os mineradores. 

A comunidade do Wownero, Dogecoin e várias outras moedas que começaram com uma brincadeira virtual estão extremamente contentes com a valorização dos ativos. Contudo, é preciso que o investidor tome cuidado com as memecoins, assim como um meme pode sair de moda de uma dia para outro, criptomoedas baseadas em memes também podem cair no esquecimento rapidamente. 


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das maiores exchanges do Brasil e do mundo, e compre Bitcoin, Ethereum, USDT e outras principais criptomoedas pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!