Com alta demanda por liquidez para rotear pagamentos na rede Lightning do Bitcoin, hodlers estão conseguindo até 26% de retorno sobre suas moedas.
A Lightning Network é uma solução de segunda camada para escalar o Bitcoin, e requer que haja liquidez em canais de pagamentos integrados para que os pagamentos fluam com sucesso. Os usuários que fornecem essa liquidez podem ganhar taxas por esse serviço.
E, de acordo com Michael Levin, líder de produto da Lightning Labs há um ano, a demanda está tão alta por liquidez na Lightning que hodlers estão ganhando até 26% de lucro por oferecer liquidez.
Lightning Pool
Para receber valores através da Lightning, é necessário ter “inbound liquidity”. Se você já tentou utilizar a LN antes pode ter visto algum pagamento falhar por falta dessa liquidez. É para mitigar esse problema que alguns desenvolvedores criaram a Lightning Pool, uma espécie de mercado aberto de liquidez.
Neste mercado, as ordens de venda são ofertas de liquidez (inbound liquidity) e as ordens de compra são compostas pela demanda por liquidez. Os compradores são nodes na rede que precisam receber fundos pela LN e os vendedores são nodes com fundos disponíveis e querem ganhar dinheiro com taxas.
No dia 4 de maio, Levin mostrou o livro de ofertas desse mercado da Lightning em um tweet, onde a linha verde simboliza a demanda por liquidez e a linha amarela a oferta:
A diferença entre as duas resultava no momento da captura de tela em uma taxa de 26% de retorno anual aos holders de bitcoin.
“Em termos simples, isso significa que há uma oportunidade clara de obter rendimento implantando capital na Lightning Network, colocando pedidos de solicitação por meio do Lightning Pool”, disse Levin.
Para começar a ganhar com a Lightning, é necessário seguir o tutorial publicado por ele no ano passado, onde o usuário precisa rodar o próprio node de Bitcoin e da Lightning Network.
Veja também: