O diretor do Instagram anunciou que a plataforma começará testes de compartilhamento de NFTs para impulsionar artistas e criadores de conteúdo. 

Adam Mosseri, diretor do Instagram, anunciou a novidade no Twitter, “esta semana estamos começando a testar colecionáveis digitais com alguns criadores e colecionadores estadunidenses que poderão compartilhar NFTs no Instagram.” O tweet também informa que não haverá taxas associadas à postagem ou compartilhamento de NFTs no na plataforma. 

Leia também: NFTs serão o futuro? Sim. Do jeito que são hoje? Não.

No vídeo postado, Mosseri fala sobre a importância que criadores têm para o Instagram, e que um dos desafios da indústria é descobrir como ajudar esses criadores a ganharem dinheiro trabalhando com com o que amam de uma maneira menos imprevisível.

A plataforma de mídia social tem mais de um bilhão de usuários ativos mensalmente, muitos dos quais utilizam a plataforma para promover e comercializar sua arte. O piloto é uma oportunidade para que criadores compartilhem o que criaram, e para que os consumidores compartilhem o que compraram.

Primeiro gostaria de reconhecer que NFTs e tecnologias de blockchain […] estão diretamente ligadas à distribuição de confiança e poder. Mas o Instagram é fundamentalmente uma plataforma centralizada, por isso existe uma tensão. Uma das razões pelas quais estamos começando em uma pequena escala, é que queremos a certeza de aprender com a comunidade, queremos a certeza de aprender a abraçar os habitantes dessa confiança e poder distribuídos, apesar do fato de sermos uma plataforma centralizada.

Mosseri, em seu Twitter.

Leia também: Entenda o que é descentralização de uma vez por todas

Mosseri também menciona que existem diversas funcionalidades nas quais eles ainda precisam trabalhar e construir ao longo do tempo, mas ele acredita que uma das oportunidades que o Instagram terá com este piloto é tornar as tecnologias Web3 acessíveis a um grupo mais amplo de pessoas.

Com isso, NFTs de algumas das mais populares redes de blockchain de arte cripto estão chegando ao Instagram ainda nesta segunda-feira.

A Meta, empresa responsável pelo Instagram, está planejando integrações NFT para Ethereum, Polygon, Solana e Flow, redes que hospedam a grande maioria do comércio de colecionáveis digitais.

O Instagram pretende adicionar carteiras amplamente utilizadas, como a MetaMask, e ao conectar suas carteiras, usuários serão capazes de provar a propriedade de NFT, postá-los em seus perfis e marcar os criadores que as fizeram.

Como informado, o Instagram confirmou que não cobrará taxas dos usuários pelos posts e compartilhamento de NFTs, decisão que pode impactar em uma nova visibilidade cultural para os tokens. 

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.