O fundador da grande exchange Thodex, que sumiu com US $2 bilhões dos usuários, foi preso e agora enfrenta uma condenação de 40.564 anos na cadeia.
Faruk Fatih Özer, o fundador e CEO da corretora turca Thodex, foi considerado o mais notório golpista de criptomoedas do ano passado. Isso porque ele foi responsável por 25% do valor roubado em cripto em 2021 (2 de US $7,7 bilhões), que pertencia aos clientes da Thodex.
Özer foi preso na Albânia pela polícia local, com auxílio da Interpol, e será extraditado para a Turquia. Enquanto alguns funcionários da Thodex já estavam detidos desde abril de 2021, a caça do CEO continuou por mais de um ano. Como resultado, ele e outros fundadores e executivos da extinta exchange estão agora enfrentando 40.564 anos para cada um, de acordo com a Bloomberg.
Antes de abandonar abruptamente as operações no ano passado, a Thodex esteve ativa desde 2017 e tinha cerca de 700.000 clientes na Turquia, onde as criptomoedas têm sido amplamente utilizadas para proteger investimentos, já que a lira da moeda nacional tem estado em declínio secular.
Entretanto, desde que se estabeleceram exchanges de moedas digitais na Turquia, o governo impôs regras consideravelmente mais rígidas no início de 2021 para reprimir esta indústria.
Leia mais: