Um alemão usuário da criptomoeda Bitcoin, foi acusado de lavagem de dinheiro por usar uma fração de bitcoin que provavelmente foi utilizada em alguma ação criminosa.


Veja também:

++ Bitcoin é mais fácil de investigar que dinheiro ou transferências bancárias, diz promotora de justiça


No fórum bitcointalk.org, o usuário legendário “allyouracid” (registrado em 2013) contou que a polícia chegou em sua casa e acusou-o de lavagem de dinheiro. A polícia não deu muitos detalhes.

Sem mais informações sobre a acusação, allyouracid presumiu que alguma transação de bitcoin no site bitcoin.de deve ter chamado a atenção das autoridades. Muito provavelmente, allyouracid transacionou um “bitcoin contaminado”.

Bitcoin contaminado? Como assim?

O ‘blockchain’ do Bitcoin é completamente transparente, ou seja, todas as transações são visíveis para todos os membros. Se por um lado esse sistema permite a verificação das moedas, do outro ele é um terror para privacidade. O Bitcoin é tão transparente, que os nós da rede não usam criptografia para passar dados.

Ou seja, se você receber uma fração de bitcoin vinda de uma transação comprovadamente criminosa, é possível que você seja investigado mesmo não tendo culpa alguma.

Inclusive, o caso de allyouracid é relativamente comum na Alemanha. As forças policiais conseguem conectar frações de bitcoin usadas para crimes com identidades nas corretoras de criptomoedas.

Bitcoin dados de clientes
Documento interno usado pela polícia alemã

Esse é o caso de Jasen, que encomendou produtos da varejista Chemical Love, a empresa era usada como fachada para o tráfico de drogas. Jasen usou bitcoin para fazer o pagamento e hoje é investigado pela polícia:

“Se eu tiver problemas com a polícia agora, perco meu emprego, meu apartamento … então perco tudo”, diz Jansen

Seu bitcoin pode valer menos

Enquanto os usuários comuns estão pouco preocupados com bitcoins contaminados, o mesmo não pode ser dito sobre fundos de investimentos e grandes investidores.

Segundo a Bitcoin Magazine, para não ter que lidar com bitcoins contaminados, os grandes investidores pagam 20% a mais em criptomoedas recém mineradas.

Essa falta de fungibilidade na criptomoeda é vista por muitos ‘bitcoiners’ como um recurso importante, que permite grande transparência e facilita a ação das autoridades governamentais.

Você acredita que o Bitcoin deveria ser fungível? Deixe sua opinião nos comentários.

Veja também: autoridades da Alemanha temem moeda Monero.