Cointimes

Altseason: moedas que estão performando melhor que o bitcoin

Uniswap Logo

Eventualmente, algumas criptos fogem do padrão apresentado pela líder do mercado, superando-a no crescimento em determinados períodos.

Uma temporada de Altcoins, também conhecida como altseason, é um período no qual algumas criptomoedas alternativas mostram uma performance superior à do bitcoin. O BTC  pode estar lateralizado ou até valorizar nessa mesma faixa de tempo, mas as altcoins terão um desempenho ainda melhor, aumentando em muito seus valores.

No mercado de criptomoedas, a relação que o bitcoin tem com os demais ativos é comumente comparada ao papel que o dólar tem para as outras moedas fiduciárias; ou seja, o que acontece com o dólar/bitcoin tende a ter uma influência direta no resto do mercado.

Entretanto, nem sempre essa relação se dá de maneira diretamente proporcional, e ocasionalmente as Altcoins se comportam de modo diferente do bitcoin, seja para as altas, seja para as quedas. Quando isso ocorre de forma positiva com muitas delas, aponta-se a possibilidade de uma altseason.

Esse fenômeno é muito observado quando a dominância de mercado do bitcoin passa por um aumento, indicando entrada de dinheiro no mercado cripto via compra de BTC, mas logo se estabiliza, assume uma lateralização e sofre uma queda porque grande parte dessa quantia injetada começa a escoar para outros tokens, que veem um aumento explosivo na quantidade de investidores e de ativos investidos.

Separamos duas Altcoins que, independentemente da situação do bitcoin, vivem ou viveram recentemente um bom momento, chegando até a superar a principal criptomoeda do mercado.

Ethereum (ETH)

Muitos diriam que o Ethereum sequer pode mais ser considerado uma Altcoin, tamanha é a sua dominância de mercado frente às demais moedas alternativas. Seja como for, estamos observando não apenas uma valorização significativa, mas também uma aproximação cada vez maior do ETH em relação ao bitcoin, sobretudo em 2022, com a aproximação do The Merge.

Durante o mês de altseason que tivemos em março de 2021, em que muitas Altcoins tiveram ótimas performances e entrou uma boa quantia de ativos no mercado, o Ethereum, em poucos meses, cresceu mais do que o dobro do valor frente ao BTC, e mesmo nos momentos de alta do “rei das criptos” em 2022, em que ele chegou a se recuperar de uma queda aos US $17.000 para beirar os 25 mil, o ETH apresentou um crescimento superior, mantendo a valorização adquirida na comparação com a pioneira do setor.

Uniswap (UNI)

A Uniswap é atualmente uma das maiores exchanges descentralizadas (DEX) do mercado, com mais de US $4 bilhões em capitalização de mercado. A negociação entre usuários sem a necessidade de intermediários, facilitada pela implementação das pools de liquidez, é um enorme atrativo a quem tem interesse em negociar os tokens de projetos dentro do Ethereum.

Na metade de junho deste ano, o UNI iniciou um momento de alta que perdura até então, com impressionantes mais de 160% na comparação com o par bitcoin e um salto de pouco menos de US $3.45 até quase 9.50 dólares perto do começo de agosto.

Após esse forte crescimento, o Uniswap acabou perdendo a sua linha de alta, indo para uma tendência mais baixista assim como o resto do mercado, mostrando que as Altcoins têm uma volatilidade muito maior que o Bitcoin, tanto para as subidas quanto para as quedas.

Porém, ele ainda é um bom projeto para conhecer se você planeja investir em Altcoins a longo prazo, pois está passando por um momento interessante de crescimento de usuários e alto volume de negociação, com uma proposta promissora para deixar de ser apenas um token de governança e implementar um novo método de pagamento de dividendos.

Para seguir acompanhando a situação do Bitcoin, Ethereum, Uniswap e muitas outras criptos, vem para o Discord da Foxbit para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos acontecimentos do mercado!

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading