Em meio a ventos macroeconômicos contrários, os investidores de Bitcoin optaram por reduzir o risco antes dos aumentos das taxas de juros pelo FED, esperado para março.

Nessa semana, semelhante ao cenário da semana passada, o BTC acumula 0,48% de alta em 7 dias e 4,72% de alta em 24 horas, de acordo com o Coingolive

Preço do BTC/USD - Fonte: Coingolive.com
Preço do BTC/USD – Fonte: Coingolive.com

O relatório desta semana da Glassnode analisou a dinâmica de fornecimento on-chain de baleias, mineradores e investidores. Contudo, a métrica mais importante em destaque é a quantidade de saída de moedas das corretoras. 

saídas de moedas das corretoras

Como mostrou a Glassnode, a tendência de saque das exchanges continua. Isso sinaliza um cenário mais otimista no médio prazo.

Além disso, nos últimos 19 meses uma menor quantidade de BTC veio sendo depositados em exchanges. 

caiu oi número de depósitos em exchanges

Choque de oferta em jogo

Se houve o aumento da oferta ilíquida de moedas, é por que três forças principais estão gerando escassez no Bitcoin: 

A primeira força é o poder da matemática. Existirão apenas 21 milhões de BTC, e a cada quatro anos, a quantidade de bitcoin minerado é reduzida para metade. Isso faz com que a taxa de inflação da criptomoeda seja 1,76% ao mesmo tempo em que a taxa de inflação anual estabelecida pelo FED é de 7,5% para o dólar. 

Leia Mais: 21 milhões de Bitcoins são suficientes para uma economia global?

Em segundo lugar, além da saída de moedas das corretoras – que torna a oferta de Bitcoin mais ilíquida, alguns endereços nunca mais serão encontrados.

Uma pesquisa de 2017 da Chainanalysis, uma empresa forense digital que estuda o Bitcoin Blockchain, mostrou que 3,79 milhões de Bitcoins já estão perdidos. É praticamente impossível recuperar bitcoins uma vez que as chaves privadas foram perdidas. Logo, é possível afirmar que esses satoshis servem agora para deixar as outras unidades monetárias mais escassas.

Leia Mais: Taxa de inflação do Bitcoin já pode estar negativa, entenda

A terceira força foi destacada pela Glassnode em relatório. São os Hodlers convictos que mantêm o ritmo de acumulação de moedas. Quanto melhor for a compreensão da tese da macro do ativo, mais escasso ele se torna pelo crescente interesse de guardá-lo para o longo prazo. 

oferta detida por investidores de longo prazo

“Em resumo, esta semana, parece que os investidores estão desalavancando e utilizando os mercados de derivativos para evitar riscos e comprar proteção contra perdas, com um olhar atento sobre os aumentos das taxas do FED esperados em março”, conclui a Glassnode. 

Investidores de longo prazo e mineradores continuam acumulando e o suprimento de moedas das baleias encontra-se estável desde dezembro. 


O relatório completo da Glassnode que você encontra aqui. Fique ligado no grupo do Telegram do Cointimes para receber as próximas análises on-chain.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.