Bitcoin e criptomoedas estão revolucionando o mundo das finanças e também os mecanismos tradicionais de análise. Você já tentou fazer um “Valuation” de alguma criptomoeda?

Analisar um projeto cripto, com certeza tornou-se algo muito mais complexo para ser avaliado somente por perspectivas fundamentalistas ou técnicas. Aqui é que entra a análise on-chain, na história, ou análise da rede Bitcoin. 

São essas informações geradas pelas próprias blockchains que proporcionam um ponto de observação muito mais amplo do oceano cripto. O feixe de luz que o farol on-chain joga sobre o mar de criptomoedas consegue ser muito mais preciso que muitas vezes olhar só para as métricas convencionais como market cap e volume. 

O Valuation não é suficiente para avaliar a saúde financeira de uma blockchain e uma criptomoeda. Por isso, para você começar a avaliar os projetos criptos como um verdadeiro bitcoiner, ou caçador de baleias, vou te mostrar três indicadores on-chain da rede Bitcoin importantes na hora de montar suas estratégias de investimento. 

Caçadores de Baleia utilizam anális on-chain - Moby Dick
Caçadores de Baleia – Moby Dick

Estudo de 3 indicadores importantes na análise on-chain

Cada blockchain é um oceano de dados e quanto mais madura é uma cadeia de blocos mais confiáveis serão os dados extraídos. Os dados são públicos, então qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode acessar, por exemplo, o número de transações, toda a história desde o primeiro bloco que o Satoshi cunhou, quem são as baleias e quem são as sardinhas do mercado, etc.  

Por ter surgido em 2008, o projeto mais antigo e com a blockchain mais antiga é o Bitcoin. Podemos extrair dados de quase 13 anos de história da rede e correlacionar entre si o que torna a sua análise on-chain mais rica.

Diferente da análise técnica, essas informações podem ser usadas para conhecermos o sentimento de mercado do investidor de criptomoedas e saber o que fazem, onde vivem, o que comem as baleias e sardinhas do mundo cripto

A partir daí podemos correlacionar estes dados com outros movimentos, tentando projetar esse mesmo comportamento do passado para um possível comportamento do futuro. Por isso, os dados on-chain nos ajudam a separar a pura especulação da real demanda por moedas, que busca manter ativos por longos períodos (O HODLER). 

Para montar o seu arsenal analítico, sugiro duas fontes de dados: 

  • LookIntoBitcoin é uma empresa que fornece gráficos e informações de Bitcoin ao vivo usando ciclo de mercado e análise on-chain.
  • Glassnode é outra empresa que torna os dados blockchain acessíveis para todos, trazendo sempre insights contextualizados do que está acontecendo no mercado. 

RHODL ratio

RHODL Ratio analisa a relação entre a banda RHODL de 1 semana versus a banda RHODL de 1-2 anos. Sendo capaz de identificar com grande precisão a alta do preço de cada um dos macrociclos anteriores do Bitcoin.

RHODL ratio - RHODL Ratio analisa a relação entre a banda RHODL de 1 semana versus a banda RHODL de 1-2 anos.

Quando essa taxa fica alta significa que há muitos hodlers de curto prazo e que o mercado está sobreaquecido ou sobrecomprado. Significa que muitos hodlers são recentes e que talvez chegaram na empolgação da subida de preços e nada garante que eles vão manter as moedas a longo prazo . 

Na linha azul do gráfico nós vemos o preço do Bitcoin desde 2011 e na linha vermelha a taxa de HODL

Na linha azul do gráfico nós vemos o preço do Bitcoin desde 2011 e na linha vermelha a taxa de HODL. 

Se ela encostar no bloco vermelho superior, é sinal que tem muito Hodler recente (investidores novos). Sinalizando um possível topo de mercado. Como aparece em 2011, 2014 e 2017. 

Se ele encostar na caixa verde, significa que os hodlers veteranos são maioria e nesse momento pode significar um fundo (os melhores momentos de compra). Como aconteceu em 2012, 2015 e 2019. 

MVRv-z

Essa métrica on-chain compara a capitalização de mercado atual com o valor realizado, ou seja, quando as pessoas mais realizaram lucros. Esse indicador estipula quando cada moeda moveu-se pela última vez. Uma média é traçada, então, a partir do preço naquele dia. 

MVRv-z - Essa métrica on-chain compara a capitalização de mercado atual com o valor realizado, ou seja, quando as pessoas mais realizaram lucros.

Quando o valor de mercado está acima do valor em que os investidores mais realizaram lucros, significa que o preço está sobreaquecido/sobrecomprado e quando ele está muito abaixo, encontra-se sobrevendido. Ou seja, está barato. 

Esse é o gráfico do MVRv-z:

 em azul você verá o preço do BTC, só que multiplicado pelo número de moedas em circulação - o que representa a capitalização de mercado ao longo do tempo. 

Novamente em azul você verá o preço do BTC, só que multiplicado pelo número de moedas em circulação – o que representa a capitalização de mercado ao longo do tempo. 

Em amarelo você pode ver a média do valor realizado, o preço de cada bitcoin quando ele foi movido pela última vez. Ou seja, a última vez que ele foi enviado de uma carteira para a outra. 

E em vermelho, a linha que representa a pontuação Z (Z-Score), um desvio padrão que extrai os extremos nos dados entre o valor de mercado e o valor realizado. 

É uma forma de tentar se aproximar do “valor justo” de um BTC, uma tentativa de calcular o Valuation de cada criptomoeda tendo como base a análise on-chain. 

Quando a linha vermelha entra na caixa superior vermelha, o Bitcoin está muito sobrecomprado, sinalizando um possível fundo. 

Quando ele encosta na caixa verde, significa que ele está sobrevendido. Sinalizando que o BTC pode estar subvalorizado, ou seja, mais barato que o “preço justo” (considerando a premissa de valor intrínseco) .

SOPR (spent output profit ratio)

O indicador SOPR mostra quando os investidores estão vendendo suas moedas com lucro ou perda. É um ótimo indicador para captar o sentimento de mercado, pois se eles estão vendendo com perda, é porque eles estão assustados. Isso significa que as pessoas estão capitulando (vendendo suas posições com prejuízo), por causa de alguma notícia ruim ou acontecimento chocante no mercado de criptomoedas.

Este indicador nos ajuda a intuir o sentimento de mercado e deduzir se as notícias negativas estão afetando o comportamento dos investidores. 

Nesse gráfico: 

A linha cinza é o preço do BTC e em laranja está o SOPR. 

A linha cinza é o preço do BTC e em laranja está o SOPR. 

Se ele estiver acima da linha preta que corta a linha laranja, ou seja, marcado pelo número 1, significa que as pessoas estão vendendo com lucro. Nos topos de mercado é onde a linha laranja sobe mais. 

E quando a linha laranja cruza a linha que corta ela, para baixo, é sinal que os investidores estão vendendo no prejuízo. Ou seja, com medo. 

Por isso, olhar o SOPR nos ajuda a identificar como as pessoas estão se comportando em relação ao preço naquele momento. Ele é um bom dado da análise on-chain para correlacionar se o medo, se a capitulação dos investidores faz sentido, em relação até o que outros dados on-chain estão mostrando. 

Os dados on-chain são muito importantes para que nós não fiquemos suscetíveis às notícias, já que podemos ter uma noção clara do que os investidores estão de fato fazendo na rede Bitcoin. 

Quais as limitações da análise on-chain?

Com mais camadas 2 se integrando ao protocolo, a análise pode ter a sua precisão afetada. 

A Lightning Network (LN) é um protocolo de pagamento de “camada 2” adicionado ao blockchain do Bitcoin que permite transações fora da cadeia.

Crescimento dos nós de camada 2 do Bitcoin (Lightning Network)

Ou seja, um sistema peer-to-peer para fazer micropagamentos de criptomoeda por meio de uma rede de canais de pagamento bidirecionais sem delegar a custódia de fundos. Sendo outra cadeia, requer sua própria análise on-chain.

Analise projetos Defi e Cripto-games 

Agora que o feixe de luz do farol on-chain iluminou sua análise sobre a rede Bitcoin, veja também como montar suas estratégias de investimento em outras blockchains e projetos cripto. 

Esse oceano está cheio de oportunidades. Uma das oportunidades está no mercado Defi: 

Se o mundo das finanças não for a sua praia, divirta-se jogando jogos que vão te oferecer recompensas em criptomoedas: 

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.