Os videogames sempre foram encarados como uma distração, entretenimento ou um momento de diversão para um grupo de amigos. Contudo, os cripto-games oferecem uma nova proposta de recompensa com criptomoedas aos jogadores. 

Essa nova era de jogos “play-to-earn” já permite que jogadores ganhem dinheiro fazendo o que eles sabem fazer de melhor. Nas Filipinas, por exemplo, a moeda do jogo Axie Infinity está começando a substituir o dinheiro estatal

Então, para ajudar os novos jogadores a navegar nessa onda, eu vou lhe mostrar como avaliar bons cripto-games para investir.

Como classificar bons projetos 

Com tantos jogos surgindo no ecossistema da blockchain, quais projetos merecem nossa atenção? 

Muitos que foram criados como piada podem, de início, te prometer lucros extraordinários, mas é preciso cuidar para não cair em cilada. Por isso é importante atentar-se aos jogos consolidados, e isso podemos fazer avaliando o tamanho do jogo em relação à capitalização de mercado

Ranking de cripto-games de acordo com a capitalização de mercado - Fonte: Coinmarketcap
Ranking de cripto-games de acordo com a capitalização de mercado – Fonte: Coinmarketcap

Com isso em mente, a tese fundamental que deve ser levada em conta ao investir em um cripto-game é a jogabilidade (experiência de jogo). Atente-se ao jogo, em primeiro lugar, pois quem vai gastar tempo jogando é você. 

Como eu já disse, muita gente vai te prometer ganhos absurdos, mas esses ganhos nos principais cripto-games são referentes ao tempo de jogo. O proof-of-work dos cripto-games é o tempo que os jogadores gastam jogando o jogo. 

Outra “métrica” que você precisa considerar ao investir num jogo play-to-earn é o efeito de rede

Um efeito de rede ocorre quando um produto se torna mais valioso à medida que mais pessoas o utilizam. Tratando-se do mercado de criptomoedas, o efeito de rede é um fator extremamente importante a ser considerado e, trazendo esse conceito para o mundo dos jogos, fique atento à entrada e saída de jogadores. Pois, quanto mais usuários em uma rede, mais utilidade ela proporciona em termos de serviços aos usuários.

Em seguida, saiba que projetos de sucesso precisam de boas equipes que estão sempre comprometidos com o desenvolvimento do jogo. O Axie Infinity, por exemplo, além de uma boa governança da Sky Mavis, tem ainda patrocinadores e apoiadores de relevância como a Samsung e a Ubisoft. 

parceiros do Axie: Ubisoft, AAve, Binance, Samsung, Delphi Digital,  Kyber Network, Maker e Upbit

Por último, para não cair em cilada mesmo, você vai precisar fugir do hype. O hype que desencadeou o rápido crescimento dos jogos play-to-earn baseados em blockchain em 2021 pode se dissipar rapidamente e somente os projetos mais consolidados e resilientes sobreviverão ao fim do hype. 

Alguns cripto-games que a equipe do CoinGoBack Play está de olho

Para citar bons projetos, eu fui atrás de recomendações consistentes da equipe do CoinGoBack Play, que está diariamente em contato com esse mundo. Além disso, avaliando os projetos com maior capitalização de mercado, podemos ficar mais seguros de que ele não é um jogo bomba, que você entra diariamente para sacar os retornos antes que a moeda nativa do jogo despenque de valor. 

No Coingoback Play os jogadores mais experientes estão ganhando com Axie Infinity, sem gastar um centavo. Se você quiser diluir o principal risco dos jogos NFT, que é a barreira de investimento inicial, basta criar uma conta no Coingoback e se inscrever no play.coingoback.com.

Descentraland e Sandbox 

Descentraland e Sandbox são projetos semelhantes, de acordo com a equipe do Play. Ambos são projetos focados em metaverso e pela questão de comercialização de lands (propriedade NFT de um terreno no metaverso). 

Para investir nesses jogos você vai precisar comprar um terreno. Através da especulação imobiliária dentro do metaverso, pessoas físicas, e principalmente empresas que utilizam esses espaços para propaganda e divulgação, ganham dinheiro.

Saiba mais:  Quais os motivos para o interesse de empresas de varejo no metaverso?

“Como o mercado é incipiente, sabemos pouco como a comercialização de lands poderá ser utilizada no futuro. Hoje, acontece assim”, conforme sugere a equipe do CoinGoBack Play. 

“Nos dois projetos mencionados, nós veremos uma valorização significativa no valor dos terrenos conforme o espaço aberto do metaverso for sendo ocupado por jogadores”.

Binance e Atari já garantiram seu terreno no The Sandbox - Fonte: sandbox.game/en/map
Binance e Atari já garantiram seu terreno no The Sandbox – Fonte: sandbox.game/en/map

Porém, se a gente desconsiderar o hype do metaverso. O investimento faz mais sentido para um investidor institucional que quer anunciar ali. 

Axie Infinity 

O Axie infinity não é o game play-to-earn com maior capitalização de mercado, mas é o mais popular, e na opinião do CoinGoBack Play, o projeto mais vantajoso para investimento.  

O Axie conseguiu muitos jogadores, foi pioneiro no mercado, e a equipe está constantemente atualizando o protocolo do jogo para arrumar algumas questões econômicas do token SLP.

A valorização do seu token de governança AXS já aconteceu um tempo atrás, muitos novos jogadores que entram acabam se frustrando bastante, por isso é mais interessante esperar retornos por conta da jogabilidade. Como o BNB, essa moeda você usará para comprar as coisas dentro da rede.

Já o SLP é o segundo token de utilidade do jogo Axie Infinity, sua principal função é ser uma moeda interna de pagamento e manter os jogadores engajados.

No ano passado, o Axie Infinity conquistou 1 milhão de usuários ativos com R$5 bi em trade. Agora, já são mais de 2 milhões de jogadores ativos todos os dias no jogo.

Número de jogadores do Axie Infinity um cripto-game dahora
Número de jogadores do Axie Infinity – Fonte: Axie Infinity

Definitivamente o Axie Infinity tem um projeto que pensa no longo prazo, com fundamento e que não é simplesmente um joguinho de click to earn. 

Além disso, a estrutura econômica do jogo é bastante robusta. Segundo a equipe do CoinGoBack Play: “Se eles quisessem comprar todo o market cap de SLP eles iriam gastar aproximadamente somente uma pequena parcela do tesouro deles”. 

Gala

Anunciado como uma plataforma que faz “cripto-games que você realmente vai querer jogar”, Gala Games constrói uma variedade de jogos, onde cada um dos quais fornece aos jogadores a verdadeira propriedade de seus itens no jogo através do uso de NFTs.

Segundo o CoinGoLive, o token GALA teve um salto de ~1.135% em 200 dias. Agora o token é negociado a cerca de R$ 1,65, o que é uma barreira de entrada menor em relação ao AXS. 

Ele entra na lista por conta da valorização do token, mas também por causa de sua capitalização de mercado. 

Illuvium

O illuvium é um jogo que não foi lançado ainda, mas já tem uma capitalização de mercado alta por conta da expectativa dos investidores sobre o jogo. 

O jogo também possui outras características únicas. Ele alavanca uma estrutura de governança descentralizada para maximizar o token Illuvium do ecossistema (ILV), bem como a organização autônoma descentralizada Illuvium (DAO).

Leia Mais: Illuvium, jogo em blockchain, ganha novos parceiros da Twitch e Riot Games

“O projeto é sólido, tem fundamento, tem um bom jogo por trás e pessoas interessadas em jogá-lo”, de acordo com a equipe do CoinGoBack Play. 

Mobox

O Mobox, criptoativo que Felipe Neto investiu, é um caso à parte dentre as recomendações duvidosas do influencer digital, pois depois de uma grande valorização o preço do token não despencou.

Isso porque a barreira de entrada para você ter um rendimento significativo no jogo é muito grande e os jogadores que investiram no jogo tem muito a perder se o projeto não der certo. Um MOMO raro, que é um NFT exclusivo da plataforma MOBOX, custa U$ 1.600. 

Fuja das ciladas

O que chamamos de jogos bomba, são jogos que não se sustentam como investimento e em algum momento vão ruir. Nesses casos o sistema/protocolo vai ganhar mais dinheiro com isso do que você. 

Leia também: Lotofácil ou Bitcoin: qual a melhor aposta?

Como a barreira de entrada para bons projetos é alta, arriscar-se em projetos bomba parece uma esperança para aqueles que querem ganhar dinheiro rápido e fácil. 

O cripto-game CryptoCar (CCAR) – muito popular entre jogadores no Brasil – foi um recente exemplo de Rug Pull por parte da equipe de desenvolvedores, que após uma série de atitudes suspeitas terminou no desaparecimento da equipe e deixou a comunidade em hiato.

O que foi considerado um Rug pull, na tradução literal do inglês para o português, significa puxar o tapete, levou muita gente à falência. 

Retorno passado não é garantia de retorno futuro

Quem joga LOL sabe como é estressante quando você tem que depender de sua equipe para ganhar XP. Contudo, os cripto-games se tornam tão estressantes quanto os outros jogos, pois eles mexem no seu bolso. 

Antes de tudo, jogue por diversão. Jogos servem para a nossa distração e entretenimento. A novidade dos cripto-games é que você compete para ganhar uma recompensa pelo seu desempenho no jogo.

Em resumo, diferencie dois tipos de jogos, aqueles que servem para você comprar e rodar NFT, tentando fazer uma geração de baixos ganhos, mas com consistência e os jogos com um ROI (return of investment) muito alto, mas com o risco dos ganhos não se sustentam no longo-prazo. 

Leia Mais:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br