Neste artigo, vou avaliar a afirmação da AVAX de realizar infinitas transações por segundo e trazer uma thread minha na íntegra onde comento mais sobre o caso e o projeto, com uma opinião pessoal.

*Não é uma recomendação de investimento. Faça sua própria pesquisa.

Infinitas transações por segundo; verdade ou mentira?

A equipe de desenvolvimento da Avalanche, Ava Labs, subiu uma tabela no site oficial do projeto comparando sua rede com os concorrentes e, entre diversas informações questionáveis, afirmaram que a rede é capaz de processar infinitas transações por segundo (TPS).

Tabela onde avalanche faz várias comparações com concorrentes e afirma realizar infinitas transações por segundo
Fonte: avax.network 23 de março de 2022

Um olhar crítico sobre a tabela já consegue identificar diversos problemas menores, como a utilização de métricas diferentes para o mesmo item dentro de cada rede. Isso é conhecido em filosofia como Falácia da Alegação Especial, quando o argumentador cria regras novas em um argumento para se posicionar como vitorioso.

Por exemplo, no item “Número de Valiadores” eles utilizam a métrica do Coeficiente de Nakamoto (número de instituições que precisam conspirar para assumir o controle do consenso na rede com mais de 51%) para o Bitcoin e o Ethereum, mas “mudam a regra” e o parâmetro ao falar da Avalanche, focando na quantidade de validadores e não na dominância do consenso.

Estes pequenos detalhes por si só já demonstram desonestidade intelectual da equipe, mas não é o mais grave.

Zoom: Infinitas transações por segundo (TPS)

infinitas transações por segundo (com subnets)

Antes da atualização da tabela, a Avalanche Foundation reportava um limite de 4.500 TPS, que já é bastante exagerado e existe apenas como conceito teórico, jamais tendo atingido esse desempenho em testes práticos com a rede funcionando.

Captura de tela mostrando transações por segundo atuais na AValanche - Não são infinitas (10,9 TPS)
Fonte: snowtrace.io

Na realidade, a rede tem executado uma média de 10 a 15 transações por segundo na C-Chain, que é sua blockchain mais utilizada dentro de toda estrutura Avalanche.

Em teoria, com os nodes utilizando sua máxima capacidade, a rede X-Chain, com tecnologia DAG, semelhante à Nano, poderia (talvez) conseguir alcançar os 4,5k, mas este número é totalmente especulativo e teórico, o que já constitui um erro na afirmação categórica.

Mas infinitas transações por segundo foi realmente a “gota d’água”, pois isso não seria possível nem mesmo a nível teórico.

É literal, matemática e fisicamente impossível realizar infinitas transações por segundo, pelo simples motivo de que a banda larga – internet – é escassa. Hardwares, softwares, nuvem e processamento de dados possuem limites físicos reais.

Nada consegue processar infinitas transações por segundo no universo que nós conhecemos.

Quando questionei a comunidade no discord, alguns alegaram que o número se referia à capacidade das subnets – que é uma tecnologia muito interessante, mas ainda assim o argumento é falso, pois as subnets ainda estão ligadas à blockchain P-Chain da AVAX, que também possui limites próprios e, questionavelmente, poderia atingir as 4.500 TPS alegados no passado. Quanto mais infinitas transações por segundo.

Thread: Porque estou vendendo todas as minhas $AVAX?

A seguir, deixo uma thread publicada por mim no twitter, onde enumero os pontos positivos da Avalanche (que são muitos), mas explico o que motivou minha decisão de venda, citando este e outros casos.

Espero que possa ajudá-los em suas próprias pesquisas.

Porque estou vendendo todas as minhas $AVAX e estou bem triste, mas tranquilo em relação a isso. Há alguns meses venho estudando sobre a avalanche e, em grande parte, tenho gostado bastante do que vi até o momento.

A rede parece bem descentralizada, a velocidade entrega e as taxas são baixas – apesar de terem subido bastante de uns dias para cá, mas tem muita coisa acontecendo no ecossistema da rede, então acho que é esperado que essa demanda seja refletida dessa forma.

De maneira geral a equipe vem entregando as promessas, o que por si só, já coloca o projeto na frente da grande maioria dos concorrentes.

A principal DEX do ecossistema (TraderJoe) funciona muito bem, a equipe é dedicada, está entregando ainda mais do que o prometido. Mais pontos! A nova função modular para o $JOE é inovadora e muito interessante para o entusiasta DeFi.

Saiba mais: TraderJoe foi a DEX com melhor desempenho da semana: +60%

Tudo parece funcionar direitinho. A comunidade é ativa e tem muito dinheiro entrando na Avalanche com grandes parcerias e projetos ousados para o futuro.

Saiba mais: Avalanche lança Multiverso, um programa de aceleração de subnets

Mas eu tenho um princípio muito claro nas minhas decisões de investimento – sempre pensando no longo prazo – que é contra a mentira. E isso tem uma motivação mais racional do que emocional – apesar de que o emocional tem um peso alto aqui, por questões de valores pessoais.

Mas vou ignorar o emocional nesta thread. Racionalmente falando, investir em projetos que crescem em cima de mentiras é ruim. Isso tem a ver com a base e os fundamentos sobre os quais o projeto está sendo construído. Pensem em um edifício construído sobre a areia da praia.

Quando um projeto utiliza mentiras abertamente; atrai investidores e entusiastas com mentiras; e monta sua base sobre mentiras e enganações, seu fundamento é frágil. Isso ocorre porque a mentira só dura enquanto houver uma grande assimetria de informação, que é temporária.

A história nos mostra que, por mais que a informação correta demore para chegar, em algum momento ela vem. E um edifício (projeto) que levou anos para ser construído sobre areia, cheio de remendos, quando eles não são mais possíveis… Quebra.

A queda, normalmente, é muito mais rápida, agressiva e aguda do que a construção. Quase imediata.

Foi sob este princípio (e alguns outros) que eu saí da Solana (SOL) no passado.

É sob este princípio (e outros também) que eu saí do Bitcoin (BTC) – fica talvez para outra thread. 

É importante saber filtrar o que são mentiras fundamentais e o que são mentiras pontuais de partes não relevantes. Mentiras pontuais podem ser relevadas, caso o projeto tenha muitos pontos positivos, mas mentiras fundamentais são problemáticas.

No caso da avalanche, as mentiras estão partindo diretamente da equipe de desenvolvimento, em seu site principal e sendo repercutida por toda a comunidade.

Há algumas semanas vi outras mentiras menores sendo repercutidas na comunidade, inclusive pelo fundador do projeto, sobre o TVL da avalanche, onde eles utilizavam dados ilógicos para aumentar o valor total bloqueado percebido e havia sido meu primeiro alerta vermelho.

tweet sobre o TVL da avax, respondendo o fundador.

Ontem vi o anúncio da bridge para BTC e novamente eles mentiam na informação (que eu corrigi e coloquei o número verdadeiro ao publicar a matéria no Cointimes), dizendo ter $16bi TVL, quando na verdade era inferior a $12bi.

TPS infinito foi ‘strike 3’. 🚩🚩🚩

AVAX compunha uma parte bem significativa do meu portfólio e agora não faz mais parte.

Achei que seria interessante vocês saberem, porque eu venho falando do projeto há um tempinho e, aparentemente, cometi um erro de julgamento.

Defina princípios invioláveis próprios para suas decisões e mantenha-se fiel a eles, por mais que doa. Me dói sair da Avalanche, eu realmente estava empolgado, mas por outro lado, isso ajuda muito a filtrar e selecionar os bons projetos dos maus (na sua própria concepção).

Facilita o trabalho, economiza tempo e dinheiro.

Quando tomo uma decisão consciente dificilmente me arrependo, porque ela está baseada em princípios muito bem pensados e definidos. Só isso já te coloca na frente da maioria.

O que achou? Compartilhe sua opinião nas redes sociais!

Instagram | Telegram | Twitter | Facebook

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.