O Shark Tank Mark Cuban apareceu como convidado em outubro de 2017 no canal Vanity Fair no YouTube para dar “9 dicas para ficar rico”, entre elas está comprar 10% do capital em bitcoin e ethereum.

Estrela do programa Shark Tank e dono de um time de basquete da NBA, o bilionário Mark Cuban está até hoje investindo em criptomoedas. Prova disso é a sua carteira de Ethereum que foi exposta no Twitter contendo inclusive vários tokens DeFi.

Embora ele tenha criticado o bitcoin em outras ocasiões, sua dica se provou um bom negócio com o tempo. Da data de sua recomendação até hoje, o bitcoin valorizou em dólares 515% e o ethereum 332%.

Preço do bitcoin desde 18 de outubro de 2017 até hoje. Fonte: TradingView.
Preço do bitcoin desde 18 de outubro de 2017 até hoje. Fonte: TradingView.

Após essa gigantesca alta que se iniciou no final de 2020, Cuban foi ao Twitter no dia 11 de janeiro para comparar o mercado de criptomoedas com a bolha da internet dos anos 2000.

Embora muitas pessoas o vejam como um severo crítico do Bitcoin, o foco do bilionário parece estar em alertar os riscos de um mercado volátil para os iniciantes que buscam “enriquecer rapidamente”.

“Ao longo do caminho [desta bolha], muitas fortunas serão feitas e perdidas e descobriremos quem tem estômago para HODL e quem não tem. Meu conselho? Aprenda como fazer hedge.”, tuitou.

No vídeo onde recomenda investir 10% em bitcoin e ethereum, Cuban diz que essa dica é apenas para os “verdadeiros aventureiros”, pessoas com apetite ao risco. Mesmo otimista, ele diz que se você escolher alocar em cripto, deve “fingir que já perdeu seu dinheiro”. Após comparar com colecionáveis como arte ou cartões de baseball, Cuban ressalta que limitaria o investimento em 10% da carteira.

Mas o vídeo não trata apenas de sugestões de investimento, pois de fato o bilionário tem boas e perenes dicas sobre economizar e juntar mais dinheiro.

Veja as outras dicas de Mark Cuban

Para o bilionário, ser rico é algo sempre relativo e o que você pode fazer é buscar se colocar na melhor posição para se tornar bem sucedido. E a primeira coisa que você deve fazer é nunca parar de aprender coisas novas.

Viva como um estudante

Após conseguir seu primeiro emprego, é comum se acomodar e adequar seu padrão de vida para aquele salário. Mas dificilmente você vai ficar rico se parar por aí.

Você não deveria usar cartões de crédito

É onde a maioria dos brasileiros acumulam suas dívidas. De acordo com Cuban, o recomendado é usar sempre cartões de débito ou pagar tudo com dinheiro físico.

Acumule 6 meses de salário

“Se você não gostar do seu emprego em algum momento, ou você seja demitido. Talvez você tenha que se mudar, ou algo dá errado, você vai precisar de pelo menos seis meses de renda.”, disse ele. É o que comumente os educadores financeiros chamam de reserva de emergência. Junte a sua.

Guarde em fundos de investimento

Pesquisando sobre reserva de emergência, a sugestão mais comum é investir em uma renda fixa com liquidez diária. Para Cuban, porém, o fundo de investimento mais barato que siga o índice SPX seria sua primeira opção.

Compre consumíveis em atacado ou em promoções

O bilionário explica que conseguir bons retornos em investimentos comuns é algo difícil, mas aproveitar promoções pode ser algo simples e você economiza uma porcentagem considerável de dinheiro.

Talvez você compre pasta de dente todo mês, por exemplo. Você se sairia melhor comprando dois anos de pasta de dente quando enxergar uma promoção de 50%, é como um retorno imediato do investimento e você ainda se protege do risco de inflação.

Não há como fugir de comprar consumíveis, você precisa deles e as chances dizem que seus preços vão continuar subindo ao longo do tempo. Se você não encontra boas promoções no supermercado comum, faça uma grande compra em um atacado.

Negocie usando dinheiro

Segundo Cuban, é muito comum vendedores aceitarem valores menores se você paga em dinheiro físico. Você pode guardar pequenas quantidades para estar pronto para negociar qualquer compra. “Negociar com dinheiro é uma maneira muito melhor de conseguir um retorno no seu investimento.”, disse.

Leia livros

Por um custo muito baixo, um livro pode lhe dar um conhecimento específico ou uma compreensão diferente de algo que pode mudar sua vida. “Se eu gasto 30 dólares para ter uma ideia que ajuda a me impulsionar, melhorar meu negócio, foi uma pechincha.”

“Bom serviço”

Sabe quando você elogia o trabalho de alguém ou deseja que ela tenha um bom dia? De acordo com Cuban, quando você é simpático com as pessoas você tem mais resultado ao seu redor. A única coisa que você pode controlar é como você se esforça para atingir seus objetivos. “Trabalhe duro”.

Assista ao vídeo completo abaixo:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br