Coingoback

O bitcoin teve uma alta incrível na madrugada desta quarta-feira superando os US$55 mil, chegando aos 56.000,00 dólares em algumas corretoras. A principal criptomoeda está performando bem mesmo com a recente dos juros nos títulos do Tesouro norte-americano e mantém sua dominância acima de 60% no mercado de criptoativos.

As notícias boas não param por aqui, confira nosso resumo de mercado.

Bitcoin não foi tão afetado pela alta dos juros nos títulos do Tesouro dos EUA

O aumento dos juros dos títulos de 10 anos do Tesouro dos Estados Unidos causou grandes quedas no mercado de ações norte-americano, mas o bitcoin – apesar de algumas quedas pontuais – não foi tão afetado.

 Vale lembrar que os títulos do governo são vistos como o investimento mais seguro da economia, então se há um aumento de juros por que um gestor de fundos ficaria com um ativo de risco se ele pode ir para a casa com retornos “garantidos”?

Quando você vê matérias falando que a Tesla caiu 16% desde que comprou bitcoin saiba que o motivo não foi a compra do criptoativo, menos de 0,3% do marketcap da TSLA está em btc, e sim o movimento dos gestores em direção aos títulos governamentais. 

Para provar o que falamos até agora retiramos um gráfico do Ecoinometrics mostrando a força do bitcoin, mesmo perante a alta dos juros do Tesouro. 

  • Cada ponto é um retorno semanal (de perto para perto).
  • Quanto maior a densidade, mais semanas em um determinado nível de retorno.
  • Quanto mais escura a cor, mais perto você está da média.
  • A linha vermelha marca o retorno da semana passada de cada ativo.
Distribuição de retornos

Se o aumento dos rendimentos começar a causar sérios problemas para hipotecas ou desencadear uma nova queda no mercado de ações, então você pode apostar que, como de costume, o Fed agirá“, acrescentou Nick da Ecoinometrics.

Nenhum governo quer ter problemas com a sua Faria Lima, veja o que aconteceu no Brasil com a Petrobras

“Enquanto a retração de terça-feira nos rendimentos do Tesouro estimulou uma corrida para os vencedores do ‘ficar em casa’, a rotação do crescimento para as ações de valor parecia definida para retomar na quarta-feira. O Congresso está pronto para enviar o plano de ajuda de US$ 1,9 trilhão do Covid-19 ao presidente Joe Biden para sua assinatura, enquanto as vacinas estão aumentando em meio a novos sinais de recuperação econômica. Os próximos dados de preços ao consumidor nos EUA também devem mostrar um crescimento anual ligeiramente mais rápido.” – Bloomberg

Inflação, SELIC e seu efeito no bitcoin

Hoje veremos os dados da inflação (CPI) de fevereiro nos Estados Unidos e seu impacto no bitcoin. O mercado acredita em um CPI de 1,7% enquanto o FED previa algo em torno de 1,5%. A ideia de um ativo protetor contra a inflação monetária faz parte da narrativa desse novo ciclo de alta do Bitcoin. 

Já no Brasil vemos os primeiros sinais de alta na taxa de juros para conter a inflação (já prevista para 4% por algumas casas de análise em 2021).

Minha leitura é que o BC leva a Selic para algo como 1 a 1,5 ponto percentual acima da inflação esperada. Significa nas próximas duas reuniões ir para algo entre 0,5 ponto e 1 ponto de juro real para uma inflação esperada de 3,5%. Já está dado. Na reunião seguinte a essas duas, a questão é o que o Copom vai fazer, porque a piora da economia estará clara” disse o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco Lima Gonçalves para o Valor. 

Independente da alta, a tendência é que mais empresas brasileiras sigam a Tesla e Microstrategy, como fez a Yubb na semana passada para se proteger das enormes incertezas e riscos do Brasil.

Todo o racional para manter bitcoins no caixa de uma empresa é explicado por Michael Saylor em uma entrevista para o canal Nomad Capitalist que nós resumimos aqui.

Mais empresas comprando Bitcoin, Oracle pode se unir ao bando

Em um arquivo enviado à SEC pelo JP Morgan fazendo um prospecto para o lançamento de um produto com ações de empresas envolvidas com o bitcoin, o banco norte-americano colocou o nome de empresas como Oracle, Nvidia, AMD, além da conhecida Tesla e Microstrategy.

Essas empresas compraram bitcoin ou estão envolvidas em projetos relacionados ao mercado de criptoativos, ou elas simplesmente compraram bitcoin e o JP Morgan já sabe disso? 

Veremos nas próximas horas com os anúncios dos resultados da Oracle.

Mercado de altcoins segue forte com BNB e DOT 

Não podemos deixar de fora as nossas queridas altcoins.

As Finanças Descentralizadas continuam gerando buzz com os competidores do Ethereum. A luta será sangrenta, até o momento nenhuma plataforma conseguiu obter o efeito de rede do ether.

Contudo, o jogo parece diferente com a Binance Smart Chain e seu token BNB. Com custo quase nulo para portar os projetos da rede congestionada do Ethereum para a BSC , é cada vez mais atrativo usar este novo blockchain. Enquanto isso, os desenvolvedores do Ethereum preparam a maior mudança econômico da rede até o momento com a EIP 1555.  

Já DOT e ADA são apostas de longo prazo, com menos apoio financeiro e técnico que o ETH e BNB. 

Principais criptoativos por marketcap
Principais criptoativos por marketcap | Fonte: Coingolive

Não seria surpreendente se outras corretoras criassem suas próprias soluções em blockchain ou até mesmo sidechains e outras layers para o Ethereum e Bitcoin. 

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br