Conhecida como a “Visa do Bitcoin”, a empresa Lightning Labs promete levar a criptomoeda criada por Satoshi Nakamoto para 1 bilhão de pessoas.

Nesta quarta-feira, a Lightning Labs recebeu um aporte de 10 milhões de dólares para desenvolver a tecnologia da Lightning Network (LN). Já explicamos sobre a LN por aqui, mas vale lembrar que ela é uma segunda camada do Bitcoin.

A LN, em tese permitiria milhões de transações por segundo. Isso supera as míseras 7 transações por segundo que o Bitcoin comporta atualmente e até mesmo os atuais sistemas centralizados da Visa e Mastercard.

Com o novo investimento, Elizabeth Stark – CEO da Lightning Labs – afirmou que a empresa está “um passo mais próxima” de atingir 1 bilhão de pessoas:

“Hoje estamos um passo mais perto de trazer #bitcoin para um bilhão de pessoas.

Um raio está tornando isso realidade.️⚡️

Não posso acreditar até que ponto nossa comunidade construiu novos casos de uso e trouxe liberdade financeira ao mundo.🌍”

De fato, a tecnologia da LN participará da revolução do streaming do dinheiro. Enquanto o streaming de vídeo matou a Blockbuster, o streaming do dinheiro tem o potencial de destruir os bancos.

Problemas na solução?

Contudo, nem tudo são flores na LN do Bitcoin. Alguns estudos e desenvolvedores duvidam que a solução possa funcionar de verdade.

Em dezembro, o Instituto para Ciência da Computação na Hungria lançou um estudo chamado de “Uma Análise Criptoeconomica da Lightning Network do Bitcoin“, no qual era afirmado que a LN em seu atual estado é economicamente irracional.

Até mesmo o antigo chefe de desenvolvimento do Bitcoin Core (principal cliente do Bitcoin) duvida do potencial da segunda camada que já está em discussão há pelo menos 4 anos. Gavin Andresen acredita que a LN é muito complexa e será centralizada em grandes corretoras de bitcoin.

Será que nos próximos 18 meses os problemas da Lightning serão resolvidos? Se esses US$10 milhões trouxerem soluções, realmente estamos a um passo de ver a adoção em massa do Bitcoin.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br