Aniversário do bitcoin!
Hoje é uma data muito especial para todos os fanáticos por criptomoedas, especialmente para os amantes de Bitcoin. Há exatos onze anos era lançado o software que mudaria para sempre nossa relação com o dinheiro.
Nessa data tão especial, nós preparamos algumas curiosidades sobre essa criptomoeda.
1. No 7° dia ele descansou

O Bitcoin é como uma construção de Lego, cheia de bloquinhos interligados, a eles damos o nome de blockchain. O Bitcoin precisava do seu primeiro bloco, que chamamos de gênesis.
O bloco gênesis demorou 6 dias para ser minerado, fazendo um paralelo muito claro com a passagem bíblica de Gênesis 2:2, onde Deus criou o universo em 6 dias e descansou no 7°.
2. De volta para o passado?

Muitos suspeitam sobre o tempo demorado para minerar o primeiro bloco. É bem possível que o criador do Bitcoin tenha minerado o primeiro bloco com parâmetros do passado.
No bloco gênesis Satoshi destacou a capa do The Times, que dizia:
“The Times 03/jan/2019 Chanceler perto do segundo resgate aos bancos
3. 50 bitcoins perdidos para sempre
Os primeiros 50 bitcoins criados estão perdidos para sempre e nunca poderão ser gastos.
Isso é devido as regras de consenso do Bitcoin, o primeiro bloco minerado não poderia ser gasto. Seria necessário criar um fork, uma outra rede, para torná-los gastáveis.
Mas na época o valor do Bitcoin era nulo, Satoshi não deve ter pensado muito nisso. Ele não vai sentir muita falta, pois é estimado que ele tenha mais de 1 milhão de bitcoins e pessoas ainda continuam mandando mais moedas para seus endereços:
4. Satoshi era um péssimo programador
O criador do Bitcoin era um gênio, ele uniu diversos conceitos diferentes e criou sua obra prima.
Entretanto, alguns programadores analisaram as primeiras versões do software e perceberam que Satoshi não usava as melhores práticas de programação.
Devido ao baixo uso de boas práticas de programação, especula-se que Satoshi não era um “programador” e sim um acadêmico.
5. Satoshi pediu ajuda no blog dele?
O criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, nunca foi identificado. Entretanto, o polímata (cara que conhece muito sobre muitas coisas) Nick Szabo pediu ajuda para a criação do seu protótipo de criptomoeda poucos meses antes do lançamento do Bitcoin.
Veja essa postagem -> https://unenumerated.blogspot.com/2008/04/bit-gold-markets.html
No post abaixo eu falo sobre os principais suspeitos de serem o famoso Satoshi.
Há 11 anos o bitcoin valia absolutamente nada, era apenas um sonho se tornando realidade! Hoje a criptoeconomia é real, ela gera empregos, movimenta a economia, ajuda e ajudará milhões de pessoas.
Feliz dia 3 de janeiro! Que próximos 11 anos sejam tão bons quanto esses 11 primeiros.