No mercado de criptomoedas temos muitas divergências, inclusive enormes discordâncias técnicas e teóricas sobre escalabilidade, privacidade e ética, mas um ponto em comum entre as muitas discordâncias da comunidade é que a criptomoeda Bitcoin SV é liderada por um farsante. E agora, ela foi atacada e está “pagando seus pecados”.

O Bitcoin Satoshi Vision ou Bitcoin SV (BSV) é uma cópia da cópia do Bitcoin (BTC), ele foi criado quando Craig Wright deixou de apoiar o Bitcoin Cash para criar sua própria moeda. Craig se auto denominou Saotshi Nakamoto, o criador do bitcoin, mesmo sem provas e sendo pego em diversas mentiras. 

Em 2019, por exemplo, ele foi pego pelo Wikileaks tentando forjar o registro de um falso Wihite Paper do Bitcoin. Pouco tempo depois, Craig afirmou que era dono de alguns endereços de bitcoin da época de Satoshi, contudo, ficou provado de que ele não era dono de coisa alguma. 

A farsa é escrachante, entretanto, algumas pessoas ainda acreditam que Wright é o criador do Bitcoin mesmo sem evidências. 

Ataque ao Bitcoin SV

Com pouco apoio da comunidade e apenas uma fração do poder de mineração empregado no bitcoin (BTC), a criptomoeda Bitcoin SV fica à merce de atacantes que podem reorganizar os blocos do blockchain tendo mais de 51% do poder de mineração.  

Poder de mineração do Bitcoin em azul x BSV em vermelho - BitcoinInfocharts
Poder de mineração do Bitcoin em azul x BSV em vermelho – BitcoinInfocharts

Com essa capacidade, os mineradores podem reescrever blocos do blockchain e causar prejuízos financeiros para exchanges e outros serviços que aceitam BSV.  Imagine a seguinte situação em que o atacante enviou BSV para uma exchange, trocou pelo Bitcoin (BTC) e sacou. Agora, ele fará um ataque de 51% para reescrever o histórico de transações, assim, a moeda enviada nunca terá saído da carteira dele e ele terá lucrado com a compra de bitcoin. 

As corretoras precisam fechar os depósitos e algumas vezes até mesmo a compra de venda do ativo, foi o que aconteceu com a Bitfinex e outras exchanges que insistem em suportar o BSV. 

Vale a pena ressaltar que os ataques de 51% são problemáticos para redes pequenas e com pouco poder de mineração, mas não são preocupantes em criptomoedas como o Bitcoin que conta com uma segurança robusta e abundância de mineradores. 

Enquanto o bitcoin (BTC) sobe .40%, o BSV derrete 3% nas últimas 24 horas e acumula perdas de 26,92% nos últimos 12 meses segundo o Coingolive.com:

Preço Bitcoin SV Coingolive

Leia também:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br