O mercado de altcoins é altamente correlacionado ao do Bitcoin (BTC), contudo, algumas vezes podemos ver divergências nesta tendência como no caso do Bitcoin Cash e Monero nesta manhã de quarta-feira. Por que isso acontece? 

Gráfico com preço e mudança porcentual das principais criptomoedas do mercado
Fonte: Coingolive.com

Hardforks e mais hardforks

Há diversos motivos para uma criptomoeda ir contra a tendência geral do mercado, as principais são:

  • Grandes anúncios;
  • FOMO ou medo de perder o “próximo bitcoin”
  • Hardforks

Aparentemente, o que fez o Bitcoin Cash e Monero subirem nesta manhã de quarta (14/10) pode ser explicado pela última opção, hardforks. Entretanto, as duas moedas encontram-se diante de hardforks diferentes.

O Monero passará por um “hardfork consensual“, ou seja, será uma mudança radical no blockhchain mas sem geração de uma nova rede. Isso significa que todos da rede ou a grande maioria irá atualizar para um software novo, com possíveis novas regras.

No caso do XMR, o hardfork é basicamente um upgrade de rede. E nesta atualização teremos novos recursos importantes, como a nova construção de assinatura de anel CLSAG, que reduzirá o tamanho da transação típica em aproximadamente 25% e melhorará o desempenho de verificação em aproximadamente 10%. Basicamente, cada transação será mais leve e rápida.

Enquanto no Bitcoin Cash a situação é diferente. O Hardfork irá dividir a moeda em duas, o Bitcoin Cash que conhecemos e o “Bitcoin Cash Amaury” (do desenvolvedor Amaury Sechet). A diferença? No Bitcoin Cash Amaury será implementada uma taxa de 15% por cada bitcoin minerado e a ela vai diretamente para os bolsos do Amaury e seus amigos. 

Explicamos mais sobre toda a situação deste fork no post: “Bitcoin Cash terá outro fork, entenda a guerra interna”.

Por que os investidores querem essas moedas?

Por motivos diferentes os investidores querem essas moedas. No caso do Monero, a criptomoeda tem performado melhor que o Bitcoin como mostramos no post “Monero dispara 10% e 38% contra o Bitcoin em 3 meses”.

A atualização trará melhoria para a rede, os investidores esperam um uso maior da criptomoeda que já bateu recordes de transação em 2020, chegando a incríveis 20 transações mil por dia:

Do outro lado, quem está comprando Bitcoin Cash espera o famoso “almoço grátis”. O fork gerará duas moedas, a ideia é vender uma ou ambas após a divisão. É uma jogada arriscada, pois além de apostar na sua velocidade em vender primeiro que os outros, é preciso escolher qual moeda irá sobreviver ao fork. 

Atualmente, o Bitcoin Cash Amaury afirma que tem os melhores desenvolvedores. Enquanto o Bitcoin Cash diz ter o apoio dos mineradores para vencer essa guerra. 

Muito arriscado? Deixe sua opinião nos comentários.