A Samourai Wallet, software de carteira de bitcoin focada em privacidade, anunciou a sua última atualização na quinta-feira (29). As principais mudanças estão relacionadas à interface de usuário e novas funcionalidades.
Como um ecossistema aberto e livre, existem diversas opções de aplicativos para interagir com a rede Bitcoin. Em um mar de opções, a Samourai Wallet se diferencia por diversas funcionalidades úteis para melhorar o grau de privacidade ao utilizar o blockchain transparente do Bitcoin como meio de pagamento.
A possibilidade de criar transações colaborativas (uma espécie de “mini-coinjoin“) é uma delas. Mas, antes da atualização desta semana, o usuário precisava conhecer um amigo disposto a criar a transação com ele.
Além de ser útil para consolidar UTXOS (sigla em inglês para saídas não gastas de BTC) sem perder tanta privacidade, pode ser utilizada para qualquer tipo de transação onde aumentar a negabilidade plausível seja benéfica.
Até o momento, pessoas sem parceiros de transações poderiam utilizar grupos no Telegram para encontrar colaboradores anônimos.
JoinBot
Agora, com a versão 0.99.98f, os desenvolvedores por trás da carteira criaram um bot para colaborar com os usuários mais solitários (especialmente os novos usuários), não havendo necessidade de um parceiro de transação para os mini-coinjoins.
A desvantagem deste serviço, no entanto, é o pagamento de uma taxa de 3,5% (com um limite máximo de 0,01 BTC).
Veja um tutorial prático de como criar tal transação utilizando a Samourai Wallet como colaboradora:
Speaking of STONEWALLx2. One of the biggest hurdles users face is not knowing anyone they can collaborate with to make these privacy enhanced transactions. Well, say hello to JoinBot.
— Samourai Wallet (@SamouraiWallet) September 29, 2022
JoinBot will act as your collaborator for a small fee, using well remixed Whirlpool UTXOs pic.twitter.com/n2ARDTaVFw
Autenticação via PayNym
Já mostramos aqui no Cointimes por que o PayNym é uma tecnologia do Bitcoin que você deveria começar a usar o mais cedo possível. Ela serve basicamente para dificultar a vida dos bisbilhoteiros, fazendo com que você jamais reutilize endereços mesmo utilizando sempre o mesmo código para conectar com outros usuários de BTC.
Ao criar um na carteira Samourai, você recebe um código, uma figura de robô e um pseudônimo, todos únicos e possíveis de serem utilizados por outros usuários para derivar endereços novos para te mandar moedas de uma forma mais privada.
De acordo com dados da própria Samourai Wallet, hoje existem mais de 120 mil paynyms registrados e milhares de pagamentos já foram feitos com a tecnologia.
Com a nova atualização, os PayNyms também poderão ser utilizados para entrar em determinados aplicativos e sites sem a necessidade de um login e senha, parecido com o que a Lightning Network está fazendo com LNURL ou carteiras de Ethereum como MetaMask fazem na Web3.
Vale notar que esta é uma função que já tinha sido implementada na Sparrow Wallet, carteira disponível para desktop que compartilha algumas funcionalidades com a Samourai.
Taproot
Outro grande avanço foi a compatibilidade com Taproot, se tornando possível a varredura (sweep) de saldos de endereços taproot para a carteira Samourai. Isso além de ter controle total sobre a taxa paga pela transação de sweep.
Além da melhoria de varredura de chave privada, outras funcionalidades foram para a caixa de ferramentas ao lado desta função. Ao clicar no botão mais alto da carteira, ao lado esquerdo, que agora é representado pelo seu robô PayNym (enquanto antes era o logo da Samourai), existirá a opção “Tools”.
Em “ferramentas”, você poderá assinar uma mensagem usando qualquer endereço da sua carteira, além de obter endereço, redimir script e chave privada de qualquer endereço em sua carteira em qualquer caminho de derivação usando a calculadora de endereços da carteira. Apesar de serem aplicações raramente utilizadas por usuários novos, os bitcoiners mais experientes terão mais facilidade de uso destas ferramentas.
Para mais detalhes sobre a atualização, leia as notas de lançamento.
Leia também: