O CEO do Telegram, Pavel Durov, divulgou um novo relatório, alegando que a Apple cancelou seus planos para maior privacidade e segurança do iCloud depois que a maior agência de aplicação da lei dos Estados Unidos, o Federal Bureau of Investigation (FBI), reclamou.
Leia também:
++ “É melhor para privacidade que o Bitcoin, eu encorajo as pessoas a usá-lo”, diz Nick Szabo sobre Monero
++ Após 1 ano, desenvolvimento de privacidade na Litecoin começa
CEO do Telegram diz que WhatsApp faz parte do problema
O Canal de Durov “é onde posto pensamentos sobre o Telegram de uma maneira um pouco menos formal e mais direta do que no blog oficial do Telegram”, explicou o co-fundador e CEO Pavel Durov, em sua descrição.
Seu foco mais recente vem depois de um relatório recentemente publicado, alegando que a Apple cedeu às autoridades americanas em vez de proteger a privacidade e a segurança dos usuários.
“O iCloud agora é oficialmente uma ferramenta de vigilância”, disse Durov aos 335.846 seguidores. “Os aplicativos que dependem dele para armazenar suas mensagens privadas (como o WhatsApp) fazem parte do problema.”
Citando “seis fontes familiarizadas com o assunto”, a Reuters alegou que o FBI reclamou com a Apple sobre “planos para permitir que os usuários do iPhone criptografem backups completos de seus dispositivos no serviço iCloud da empresa”, acabando por dificultar seus esforços de investigação.
O novo relatório é contrário à narrativa oficial de relações públicas da Apple, de uma brecha entre a gigante da tecnologia e a mais importante agência de aplicação da lei do mundo.
Parece não ser esse o caso, pois os dois, segundo a Reuters, estão trabalhando em cooperação. O Telegram, é claro, tem como proposta comercial a privacidade, a segurança e a reação contra a invasão da polícia em todo o mundo, e muitas vezes contrasta com o rival WhatsApp.
Para os entusiastas de criptomoedas, 2020 está se transformando em um ano de gato e rato entre reguladores do governo e o relativo anonimato das transações.
Maiores ferramentas de privacidade, como a CashFusion, criada para o projeto Bitcoin Cash (BCH), estão recebendo atenção das tribos de moedas devido à sua promessa, assim como as carteiras voltadas para a privacidade, como Crescent Cash.
A corrida para chegar à frente da legislação e da aplicação da lei também foi recentemente destacada por ninguém menos que a Rainha da Inglaterra e a Receita e Alfândega de Sua Majestade (HMRC).