O medo de recessão cresceu nos últimos meses, dados negativos na Alemanha, guerra comercial, setor industrial contraindo. A economia está desacelerando, será que esses sinais significam algo pior?

++ FED injeta US$75 em operação de emergencial

++60% dos bancos terão que fazer mudança, ou vão passar por dificuldades na crise

Querendo responder essa pergunta, a Bloomberg desenvolveu um modelo para determinar as chances da economia americana entrar em crise.

O modelo de probabilidade de recessão desenvolvido pelos economistas da Bloomberg Eliza Winger, Yelena Shulyatyeva e Andrew Husby incorpora uma série de dados que abrangem condições econômicas, mercados financeiros e indicadores de estresse subjacente.

Alguns indicadores, como a curva de juros, estão piscando sinais de alerta. Outros, como ganhos reais de salário, nem tanto.

Chances de recessão em 49,5%?

Até o último dado do indicador, a economia norte-americana tinha 27% de chance de entrar em uma recessão.

Esse número já foi maior, chegando a 49% no final de 2018, como mostra o gráfico abaixo:

Chance de recessão nos próximos 12 meses

A inversão da curva de juros, presente nas últimas 2 recessões, já aconteceu nesse ano. Porém, como explica a Bloomberg, esse pode não ser um indicador muito confiável, pois o Banco Central está intervindo massivamente na economia via injeções massivas de liquidez.

Um outro sinal negativo vem das margens de lucro, que estão diminuindo nos últimos trimestres.

Por outro lado vemos o crescimento da renda real do trabalhador norte-americano, acompanhado de um baixo nível de desemprego.

Spred do Tesouro, Crescimento do Salário Real e Margem de Lucro das Empresas

No gráfico abaixo podemos ver a probabilidade de recessão no período de 0, 3, 6 e 12 meses por indicador.

chance de recessão

A Bloomberg acredita que o risco de uma nova recessão é mínimo, entretanto é bom ficar de olho pois os indicadores estão mostrando sinais conflitantes.

Fique ligado no Cointimes para estar sempre atualizado sobre as chances de uma nova recessão – Twitter, Facebook, Instagram.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br