Passfolio

A cidade de Shenzhen, com ajuda de um programa de loteria, decidiu fazer um airdrop de 30 milhões de Yuan digital (e-CNY) como envelopes vermelhos.

Na China, a tradição é que os envelopes vermelhos, que geralmente contêm dinheiro, sejam distribuídos em ocasiões especiais. A cor vermelha simboliza sorte e fortuna, e afasta os espíritos malignos.

O airdrop será dirigido aos residentes locais na tentativa de reanimar as condições econômicas, que foram afetadas pela pandemia. Vários bancos estão trabalhando junto ao Escritório Municipal de Comércio de Shenzhen para que a ação aconteça.

Atualmente, Shenzhen é uma das três cidades da China onde os residentes podem pagar impostos com o yuan digital.

O valor total dos envelopes foi reportado como 30 milhões de e-CNY, cerca de $21 milhões de reais. Para conseguir resgatar o dinheiro, os usuários estão sendo instruídos a fazer o login no aplicativo Meituan. 

O yuan digital poderá ser usado em mais de 15.000 lojas do comércio local, que aceitarão o e-CNY. Os usuários poderão ganhar 88, 100 ou 128 yuan digitais.

O Departamento Municipal de Shenzhen está trabalhando com o Banco Popular da China (PBC) e muitas outras estruturas financeiras do governo chinês. O PBC havia declarado anteriormente que o yuan digital pode atuar como uma ferramenta para avançar a economia local e melhorar a eficiência de certos serviços financeiros.

Muitos outros distritos chineses têm planejado lançar o mesmo airdrop que o de Shenzhen, que começou ontem, 30 de maio.

Leia também:

Passfolio