6 maneiras de perder dinheiro com criptomoedas | Cointimes

Menu

Home

A Nova Economia
Hora do Cash
Conexão Satoshi
x
A Nova Economia
Hora do Cash
Conexão Satosh

Finanças
+32 458 623 874

Investimentos
302 2nd St
Brooklyn, NY 11215, USA
40.674386 – 73.984783

Follow us on social

como perder dinheiro com criptomoedas

6 maneiras de perder dinheiro com criptomoedas

O que mais existe por aí são tutoriais de como ganhar dinheiro com Bitcoin e criptomoedas. Mas eu vou partir para uma abordagem diferente: como perder dinheiro com criptomoedas. Todo mundo gosta de explicar como ganhar grana com isso, mas ninguém mostra o quão fácil é perder dinheiro.

1 – Ser comprador de topo e vendedor de baixa

Uma shitcoin qualquer subiu 400%, o que devo fazer? Já sei, vou comprar, se subiu deve ser bom comprar agora, certo? É o famoso FOMO, também conhecido como medo de perder a oportunidade.

Veja bem, o preço está subindo, todo mundo está falando dela, muita gente está ganhando dinheiro. Isso tudo te induz a comprar, você compra e geralmente perde dinheiro logo depois.

Comprar na alta é a pior relação risco/retorno que existe. O preço pode até continuar subindo, mas nunca se sabe quando ele vai parar e fazer você dar de cara num abismo.

Além disso, a maioria dessas shitcoins sobe de preço porque o volume é baixo, geralmente alguém manipula para atrair mais pessoas e depois despejar essas moedas nos compradores de topo. Foge disso, sério. Subiu muito rápido? Perdeu o trem, deixa passar e parte para a próxima.

2 – Tentar fazer trade sem saber o que está fazendo

Todo mundo já perdeu dinheiro aqui, sério. Quem nunca tentou ser trader na vida? O mercado é cruel, se você não sabe o que está fazendo, rapidamente será expulso dele.

A gente fica vislumbrado com as variações e com os gráficos e tenta se aproveitar disso para ganhar, mas a verdade é que menos de 1% dos day traders conseguem ter um lucro significativo nas suas operações. A maioria perde dinheiro, muito dinheiro mesmo.

Essa atividade requer muito estudo, pesquisa, conhecimento do mercado e persistência. Se você tenta fazer operações sem saber o mínimo, será uma questão de tempo até que você seja devorado no mercado.

3 – Tentar achar o “novo bitcoin”

Quem comprou Bitcoin entre 2009 e 2015 conseguiu se dar muito bem. Era um ativo que estava nas sombras e de repente se valorizou de forma exponencial. Muito bom para quem acreditou e especulou na tecnologia, conseguiu ganhar um bom dinheiro.

O problema é que muitos novatos tentam repetir isso e ficam procurando o “novo bitcoin”, daí eles caem em golpes, compram um monte de shitcoins sem volume ou relevância e quando vêem, perdem muito dinheiro.

Pior que comprar shitcoins de fundo de quintal é entrar em ICO fraudulento sem nenhuma base, tudo em busca do “novo eldorado”. Foge disso, sério.

4 – Participar de grupo pump&dump

Esses grupos são tudo de ruim que existe no mercado de criptomoedas. Um cara esperto cria um canal de pump e dump e fica reunindo pessoas para manipularem o preço de criptos sem volume.

Geralmente o dono desse grupo compra com antecedência as shitcoins sem volume a um bom preço e orquestra o pump, com um monte de novatos comprando aquela shitcoin.

Com o lucro no bolso, o dono do grupo despeja um monte de moeda no mercado e faz o preço cair. Muita gente perdeu dinheiro nesses grupos de pump e dump, então foge disso.

5 – Buy and Hold de shitcoin

Você quer especular em alguma outra criptomoeda além do Bitcoin? Ok, faça isso, vai que dá certo. Só não se esqueça de colocar uma margem de perda que seja aceitável para você, o nome disso é gerenciar riscos.

Coloque um alvo de lucro que você quer tirar e uma margem de perda. Muita gente colocou dinheiro em shitcoins e acabou perdendo de 70 a 80%. A dica é colocar um stop-loss bem posicionado para evitar essas perdas desnecessárias.

6 – Seguir estratégia dos outros

Investidor sem personalidade é complicado. Se você não tem personalidade para traçar a sua própria estratégia, provavelmente perderá dinheiro em algum momento.

Muita gente que comprou Bitcoin a um preço alto, perdeu dinheiro porque ficou nessa de “Buy and hold”. Não estou dizendo que essa é uma estratégia ruim, historicamente, holders são mais consistentes, só olhar o Warren Buffett.

O problema é que o Buy and Hold (comprar e manter) não foi uma boa estratégia para o momento. Quem faz isso em Bitcoin e espalha essa mentalidade, provavelmente comprou a um bom preço e ainda está no lucro com essa correção. Quem não está no lucro, está segurando para tentar recuperar o prejuízo.

Você tem que aprender a traçar uma estratégia de acordo com seu objetivo e se manter fiel a ela. Seguir call ou estratégia dos outros dificilmente dá certo por muito tempo. Cada um tem seu objetivo.

Conclusão

Investir em cripto é tomar risco. Esse risco pode se tornar maior ainda se você não souber o que está fazendo. Espero que essas dicas te ajudem a fugir dessas furadas em algum momento.

O conselho é: estude e seja crítico com seus investimentos. Isso se aplica não só para criptos, mas para todos os tipos.

Quer receber as melhores notícias por e-mail?

  • Prometemos mandar só as melhores

Sobre o criador de conteúdo

Economista em formação, escritor por vocação. Gosto de fazer investimentos, penso a longo prazo, mas não abro mão de fazer alguns trades. Trabalhei como Community Manager por 1 ano, representando a Foxbit e estou no mercado de criptomoedas desde 2016, mais especialmente no Bitcoin.

You don't have permission to register