O advogado pró-Ripple, John Deaton, acredita que as ações do presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, poderiam causar outra queda de 50% dos mercados de criptomoedas.
Deaton disse no Twitter que, há seis meses, ele argumentou pela primeira vez que Gensler poderia processar uma grande exchange:
“Acredito ainda mais hoje, porque isso poderia causar outro colapso de 50%. E então, os titulares ficam uma fatia maior.”
Deaton diz que Gensler tem perseguido o mercado cripto por dois anos, apontando para o fato de que a SEC quase dobrou seus criptoativos e o tamanho da Unidade Cibernética, da Divisão de Fiscalização, sob sua liderança.
O advogado afirma também que a SEC é o segundo maior credor da plataforma de empréstimo cripto da BlockFi, embora um pedido de falência indique que o regulador é o quarto maior credor da BlockFi. De qualquer maneira, a SEC tem um crédito não garantido de 30 milhões de dólares contra a empresa.
Deaton sugere ainda que o fato acima “fala muito a respeito da intenção” da SEC. “Pergunte-se que requisitos de registro foram implementados com o acordo da BlockFi de $100 milhões de dólares? Como isso melhorou as práticas do setor?”
O advogado desempenhou um papel ativo na ação judicial em andamento da SEC contra a empresa de pagamentos Ripple. Deaton apresentou um amicus curiae em nome dos apoiadores do XRP, em oposição à moção do órgão regulador para julgamento sumário nesse caso.
Michael Saylor diz que “Ripple é um título não registrado”
Curiosamente, os comentários mais recentes de Saylor sobre altcoins fazem Gary Gensler parecer bastante favorável ao mercado cripto. Saylor parece acreditar que toda e qualquer altcoin, especialmente o Ethereum, são títulos não registrados que devem ser terminados pela SEC.
Em 6 de dezembro de 2022, enquanto era entrevistado pelo empresário Patrick Bet-David, perguntaram a Saylor o que ele pensava sobre a Ripple. Saylor, que parece confuso com a diferença entre Ripple e XRP, respondeu:
“A Ripple é um título não registrado… Há uma empresa. A empresa é dona de um monte de tokens. Eles a vendem para o público em geral, mas não é uma empresa de capital aberto, não há prestação de contas, certo? Então a posição da SEC é ‘você está vendendo um título não registrado.’
Assim como o Ethereum é um título não registrado. É controlado por algumas pessoas da Fundação Ethereum… Assim como foi o FTT. Assim como é a Solana. São todos títulos não registrados.”
Saiba mais: Circle (USDC) desiste da oferta pública
PBD então perguntou a Saylor, já que toda altcoin é um título não registrado, por que a SEC persegue apenas o XRP e não o ETH? Saylor respondeu:
“Acho que a melhor coisa para o mundo seria se a SEC terminasse todas elas. Todas são antiéticas. O Bitcoin é uma commodity ética. Mas altcoins são títulos não registrados. Todas elas estão cometendo fraude de títulos, incluindo o Ethereum, é claro.”
Vale lembrar que o caso da SEC contra a Ripple possui o Ethereum como um dos maiores argumentos favoráveis para o XRP. O argumento de Saylor, se levado em consideração no tribunal, poderia expressar o começo da guerra do governo dos EUA às altcoins.
Leia também: