Cointimes

CEOs de empresas cripto ainda estão cortando empregos; o pior já passou?

Ações de empresas de software

Durante o último ano, os ativos digitais vêm passando por uma das piores quedas na indústria e, julgando pelos recentes anúncios de cortes nos números de funcionários, os executivos de empresas cripto parecem estar se preparando para mais dor no futuro.

Nos últimos dias, a Bybit e a Swyftx anunciaram que estão dispensando 30% e 35% de seus funcionários, respectivamente. Esses anúncios vieram menos de uma semana após a Kraken ter revelado a demissão de cerca de 1.100 pessoas.

Com a implosão da FTX e os escândalos envolvendo as mentiras de Sam Bankman-Fried reverberando através do setor, os chefes executivos da Bybit e da Swyftx, Ben Zhou e Alex Harper, respectivamente, ofereceram avaliações francas sobre os desafios enfrentados pelo setor.

Em uma mensagem aos funcionários, vista e noticiada pela Bloomberg News, Harper citou o potencial para mais “eventos do tipo cisne negro,” e disse que os volumes comerciais poderiam sofrer “uma queda potencialmente acentuada” no primeiro semestre de 2023. A Swyftx sequer tinha exposição direta à FTX.

Saiba mais: Mt. Gox – O maior cisne negro do Bitcoin assombra o mercado com R$15 bilhões

Zhou, por outro lado, assinalou a possibilidade “de que estamos entrando em um inverno ainda mais frio do que havíamos previsto, tanto do ponto de vista da indústria quanto do mercado.”

As exchanges estão no epicentro da crise da indústria porque o volume de negócios caiu drasticamente, uma queda de US $2 trilhões no valor de mercado dos criptoativos, afastando os pequenos investidores.

Além disso, a possibilidade de a FTX ter usado indevidamente os fundos dos clientes para sustentar a Alameda Research, outra empresa de Bankman-Fried, levaram a uma perda de confiança em exchanges centralizadas. 

Depois de um ano de hacks, implosões e falências, o pessimismo parece sufocar o setor. Para todos os executivos de ativos digitais, talvez a previsão mais sombria para a indústria venha de um dos maiores nomes das finanças tradicionais. O CEO da BlackRock, Larry Fink, um cético de longa data em relação às criptomoedas, disse na semana passada que espera que a maioria das empresas cripto vai sucumbir ao caos que a FTX causou.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading