O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, disse que um relatório da Bloomberg sobre a Bitcoin Experience está “cheio de mentiras.” Mas essa não é a primeira plataforma a criticar as medidas do governo.
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, usou o Twitter para atacar a Bloomberg por conta de um relatório sobre o Bitcoin no país. Bukele tweetou nesta segunda-feira, 5 de dezembro, que o artigo da Bloomberg estava “cheio de mentiras,” e sugeriu que a Bloomberg só tem interesse “em assuntos selecionados.”
This article is full of lies, which is standard for Bloomberg…
— Nayib Bukele (@nayibbukele) December 4, 2022
But what is most surprising is how the mainstream media suddenly cares so much about El Salvador.
Corrupt politicians plundered 37 billion dollars from our state coffers and they never wrote one single article. https://t.co/bAf3tfKxIV
A Bloomberg é atualmente a líder mundial em dados e notícias sobre economia e finanças, e seu artigo denota a decisão de tornar o Bitcoin uma moeda de curso legal em El Salvador como um fracasso.
No artigo, publicado no mês passado, a Bloomberg declarou que os planos Bukele sobre a adoção contínua do Bitcoin estão “falhando miseravelmente.” O texto fala sobre a origem do interesse de Bukele em aprovar a lei, além de mostrar a situação precária das condições econômicas do país, contrastando-as com o entusiasmo pela criptomoeda.
O artigo oferece críticas sobre o país e como ele é administrado. Entretanto, ele observa que a taxa de aprovação de Bukele está em torno de 90%, pois os cidadãos parecem atribuir a ele a repressão à violência das gangues.
El Salvador tem enfrentado violência de gangues e realizado prisões em larga escala enquanto sua economia segue em um estado deplorável e, em resumo, o relatório sugere que o Bitcoin não tem ajudado.
Muitos outros estudos e peças jornalísticas sobre o fracasso do Bitcoin em El Salvador foram conduzidos e publicados desde que o projeto começou, sobre as críticas que Bukele está recebendo, ou sobre como a população está enormemente insatisfeita com a criptomoeda. Curiosamente, apenas o artigo da Bloomberg parece ter causado um alarde para o presidente.
Saiba mais: 77% dos cidadãos acreditam que o Bitcoin falhou em El Salvador
El Salvador insiste no Bitcoin
Enquanto as críticas seguem firmes, o governo de El Salvador continua a tomar medidas em torno da criptomoeda. A mais importante delas é a proposta de lei de títulos digitais com foco nas criptomoedas.
O projeto de lei estabeleceria uma Comissão Nacional de Ativos Digitais, um órgão que supervisionaria a regulamentação das entidades cripto. É provável que o projeto de lei seja aprovado, pois o partido de Bukele tem o controle legislativo majoritário.
Além disso, El Salvador está negociando um acordo econômico com a China, o que poderia trazer algum alívio à sua economia, e a China já fez algumas contribuições. No entanto, Bukele disse que o país planeja comprar 1 BTC todos os dias, o que também foi recebido com críticas da população. Os relatos são de que o país detém quase 2.400 BTC.
Leia também: