Cointimes

Em desespero, usuários sacam mais de US $1 bilhão da Binance

Em desespero

O mercado foi atingido com mais notícias desesperadoras (FUD?) nas últimas horas, resultando em uma onda de saques na Binance. Mas, até o momento, sem sinal de colapso.

Tudo começou quando a Reuters revelou que a maior exchange do mundo e o seu CEO, Changpeng Zhao (CZ), estavam prestes a serem processados por promotores dos Estados Unidos por lavagem de dinheiro.

A notícia trata de uma investigação que começou em 2018 e foca na conformidade do Binance com as leis norte-americanas de combate ao branqueamento de capitais e sanções. As acusações são: transmissão de dinheiro sem licença, conspiração de lavagem de dinheiro, e violações das sanções penais.

Embora nenhuma decisão tenha sido tomada pelo governo americano, uma onda de usuários correram para sacar seu saldo da Binance. Uma atitude compreensível, considerando que o custo das taxas de saque são bem menores que o risco de perder todo o dinheiro em uma possível nova FTX.

Travamento de saques?

Para piorar a situação, os saques da stablecoin USDC foram brevemente travados. De acordo com relatos da comunidade, as retiradas de Monero (XMR) também foram suspensas temporariamente.

Por volta das 5 horas da manhã, CZ argumentou que o canal de trocas entre PAX e BUSD (outras stablecoins de dólar) para USDC precisavam passar por um banco em Nova Iorque, que só abriria em algumas horas. Pouco tempo depois, os saques de fato voltaram a ocorrer, tanto de USDC quanto de XMR.

“Estas são conversões de 1 para 1, sem margem e alavancagem envolvidas. Tentaremos também estabelecer canais de troca mais fluidos no futuro.”, explicou ele.

Além disso, por conta de reclamações de possíveis atividades suspeitas em relação ao travamento de saques, o líder da Binance esclareceu também que a manutenção dos saques era anunciada há uma semana.

Apesar de todo o FUD (medo, incerteza e dúvida), a Wintermute Trading retirou cerca de US $153 milhões em USDC da Coinbase e transferiu US $149,85 milhões USDC para Binance nas últimas horas.

Como o serviço de análise de dados Lookonchain mostrou, esta não é uma operação diária da Wintermute. A última vez que transferiu USDC para o Binance foi há 20 dias.

Ainda assim, segundo CZ, o resultado líquido do dia foi de mais de US $1 bilhão de dólares em saídas. “Já vimos isto antes. Há dias em que temos retiradas líquidos; há dias em que temos depósitos líquidos. Negócios como de costume para nós. Na verdade, penso que é uma boa ideia ‘testar os saques por stress’ em cada CEX, numa base rotativa.”, disse ele.

No entanto, muita dúvida ainda ronda a Binance em relação a sua suposta prova de reserva, com válidos questionamentos ainda não respondidos. Veja mais sobre isso na matéria “Prova de Reservas da Binance gera opiniões controversas“.

Posicionamento da Binance

Pessoas depositam e sacam recursos todos os dias por diversos motivos diferentes. Os ativos do usuário na Binance são todos lastreados 1:1 e a estrutura de capital da Binance não tem dívidas. Mantemos saldos nas hot wallets (carteiras quentes, conectadas a uma rede) para garantir que sempre tenhamos fundos mais do que suficientes para atender às solicitações de saque e, conforme necessário, recompomos os saldos destas carteiras.“, enviou a assessoria de imprensa da Binance ao Cointimes após a publicação da matéria.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading