A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, citou a tecnologia blockchain como uma das bases para uma nova agricultura, baseada em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Em publicação no Diário Oficial da União, a estatal vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil analisou os avanços recentes e as tendências para o futuro da agricultura brasileira.

Para gerar mais valor para as cadeias produtivas, ao mesmo tempo em que assegura a oferta de mais e melhores produtos, garantindo a segurança alimentar da sociedade brasileira, a Embrapa afirmou que uma “nova agricultura” terá como alicerce:

  • Avanços na fronteira do conhecimento em temas como biotecnologia (com destaque para a edição genômica);
  • Intensificação sustentável (sobretudo os sistemas integrados de lavoura, pecuária e floresta – ILPF);
  • Tecnologias digitais (com predominância do uso de drones, sensores, internet das coisas – IoT, inteligência artificial e blockchain);
  • Bioeconomia (com destaque para insumos biológicos);
  • Gestão de risco;
  • Convergência tecnológica.

Segundo a Embrapa, a nova agricultura contribuirá, cada vez mais, para o desenvolvimento regional e o bem-estar das populações rural e urbana.

Essa não é a primeira vez que a Embrapa direciona seus esforços para fazer pesquisas em blockchain. Em novembro de 2020 a empresa publicou sobre “Sistema de rastreabilidade utilizando tecnologia blockchain para produtos e processos agroindustriais da cadeia produtiva sucroalcooleira”.

No mês passado, a empresa estatal apresentou sobre tecnologia blockchain e atuação no ecossistema de inovação na Feira Anufood Brazil 2022.

O foco da empresa de pesquisa está em construir uma nova agricultura a partir do PDE, Plano Diretor da Embrapa, que começou em 2020 e vai até 2030 com a intenção de viabilizar “soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.”

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária foi criada em 1973 pelo governo com a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.

Leia mais:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br