O primeiro-ministro no Canadá, Justin Trudeau, disse na noite de quarta-feira (23) que estaria encerrando o uso do ato emergencial no país. Porém, a base legal que permitiu que as finanças dos cidadãos estivessem completamente desprotegidas das garras do governo também existe nos EUA, alertou o senador Rand Paul.

Senador americano alerta para lei de emergência nos EUA

O senador dos EUA Rand Paul alertou sobre os estatutos nos EUA semelhantes à Lei de Emergências invocada pelo primeiro-ministro canadense Justin Trudeau na semana passada durante um episódio do podcast Based Politics que foi ao ar no domingo.

“Acho que os estatutos que permitem que presidentes ou chefes de estado invoquem emergências são muito, muito perigosos”, enfatizou Paul, acrescentando:

“Temos o mesmo tipo de estatutos aqui, e eu sou um oponente deles há muito tempo. Na verdade, temos nos Estados Unidos uma Lei de Emergência que permite ao presidente desligar a internet.

“Tentei, quando o presidente Trump estava no cargo, tirar esse poder”, observou. No entanto, “eu nunca consegui passar”, admitiu Paul.

Ele continuou: “[O senador] Mike Lee teve algumas reformas que ele apresentou na Lei de Emergência, e é algo que devemos olhar porque essas coisas continuam. Existem algumas emergências nos EUA que estão acontecendo há muitas, muitas décadas. E o presidente pode renová-los todos os anos. Não há nada que o detenha.”

Sobre a Lei de Emergências do Canadá, Paul opinou: “O decreto de emergência que Trudeau fez no Canadá permite que ele faça algumas coisas horríveis, permite que ele impeça viagens, permite que ele detenha pessoas sem julgamento. Agora não sabemos se ele vai fazer isso, mas é muito, muito preocupante o que ele pode fazer.”

O senador de Kentucky também foi questionado com que frequência os poderes de emergência são realmente temporários e de curta duração como deveriam ser. Ele respondeu: “Há um truísmo de que é mais fácil tirar a liberdade do que recuperá-la. Também é verdade que em tempos de crise é quando os governos crescem.”

Em relação às doações para os caminhoneiros do Freedom Convoy, Paul disse: “Se eu pudesse, daria a eles algum bitcoin”.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro Trudeau anunciou que está removendo os poderes de emergência que a polícia pode usar. Ele disse: “A situação não é mais emergencial, portanto, o governo federal encerrará o uso da lei de emergências… Estamos confiantes de que as leis e estatutos existentes são suficientes”.

Veja mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.