Fork do Ethereum, ETHPOW (ETHW), que vinha sendo negociado como IOU perdeu mais de 60% de seu valor após o The Merge e airdrop na rede principal.
Com a mudança do Ethereum para o proof-of-stake (PoS), alguns mineradores insatisfeitos, liderados por Chandler Guo, começaram a planejar um fork com o objetivo de manter a rede líder de contratos inteligentes rodando através do proof-of-work.
Saiba mais: Mineradores querem criar o ETH POW, um novo fork de Ethereum
A medida foi criticada por alguns analistas, já que a vasta maioria dos projetos construídos sobre a camada base do Ethereum já haviam se manifestado a favor do The Merge e da mudança para PoS. Além disso, muitos já haviam começado a migrar para a Ethereum Classic (ETC) – mineradores e desenvolvedores.
Inclusive, a hashrate do ETC, fork de 2016 do ethereum, subiu agressivamente nos últimos dias, evidenciando esta migração do ecossistema.
A criação da nova rede também foi criticada, quando um token-voucher ETHW começou a ser negociado em algumas exchanges. Este token trazia consigo a promessa de valor sobre o token da nova rede que ainda nem mesmo havia sido criada – e muitos falaram em fraude.
O token do suposto ETH POW, negociado em formato de I Owe You (IOU) chegou a ser cotado em cerca de US $61,00 na Bitfinex, no par USD, mas conforme o dia da fusão começou a se aproximar, o ETHW foi perdendo valor.
No dia “D”, da mudança e, supostamente, do fork com lançamento oficial da mainnet alternativa que deveria rodar o token ETH POW; o ativo estava sendo negociado por apenas US $21,00. Após a fusão, estes 21 dólares perderam mais de 60% de seu valor, chegando ao fundo de ~US $8,00.
Com o airdrop, se especula que muitos investidores e traders estavam apenas aguardando a oportunidade de “dinheiro grátis”, despejando o recém criado ETHW imediatamente após o recebimento.
No momento em que essa matéria está sendo escrita, ETHW/USD é negociado por US $12,13.
Leia mais: